Topo

MMA


Sonnen defende uso de testosterona e critica Tyson: 'não serei um campeão falso'

Do UOL, em São Paulo

02/07/2012 13h30

Chael Sonnen já desperdiçou uma chance de se tornar campeão do UFC, mas chega com sede à edição 148 do evento, neste sábado, para a revanche com Anderson Silva. O norte-americano mais uma vez está envolto em polêmicas e segue criando novas com suas frases de efeito. Em entrevista ao LA Times, o desafiante ao cinturão dos médios atacou o ex-pugilista Mike Tyson e defendeu seu uso terapêutico de testosterona: “ou tomo, ou morro”.

Questionado sobre seu cartel com uma longa lista de derrotas - 11 no total -, Sonnen afirmou que sempre preferiu o caminho mais difícil, sem escolher rivais. Também afirmou que nunca será “protegido”, como afirma ver que Mike Tyson foi durante sua carreira.

“Se eu fosse um covarde, eu poderia ter me mantido invicto. Mas enfrentei o número 1 do mundo seis vezes. Enfrentei 14 caras do top 10 e venci 12. Se você quer um caminho fácil, você pode. Eles fazem isso no boxe e deixam os melhores longe um do outro. Não escolho rivais, como Anderson faz”, afirmou Sonnen.

“Não quero ser protegido e lembrado como um falso campeão como Mike Tyson, que foi chamado de melhor do mundo, mas nunca conseguiu vencer caras como Evander Holyfield e Lennox Lewis. Não quero ser a criança que foi escolhida. O que preciso é de competição. O UFC pode colocar quem quiser na minha frente, e eu ficarei de pé ou cairei por meus próprios méritos”, completou.

Sonnen também falou sobre seu hipogonadismo, um problema de saúde que reduz a produção de testosterona e o obrigou a pedir uma autorização especial para receber o hormônio. Ele recebe injeções duas vezes por semana e defende que o método não é doping - o norte-americano foi pego em exame antidoping também por testosterona, após perder para Anderson Silva em 2010.

“Eu não tenho opção. Ou eu tomo meus medicamentos, ou morro. Não estou perguntando se posso usar. A decisão de deixarem tomar é da Comissão Atlética. Muitos usam abusivamente desta substância, e eu tenho de utilizer com certa vergonha. Mas um teste sanguíneo pode te liberar e mostrar que tomo a quantidade apropriada. Estou pagando pelos testes, já passei por quatro e serão feitos no dia anterior e logo depois do combate”, explicou ele.

O UFC 148 acontece no sábado, em Las Vegas, e enfim trará a aguardada revanche entre Anderson Silva e Chael Sonnen. O evento será no hotel MGM Grand e ainda terá mais quatro brasileiros: Demian Maia, Gleison Tibau, Fabrício “Morango” Camões e Rafaello Oliveira.