Topo

MMA


Dana White conta bastidores de negociação e revela: 'Anderson x Sonnen não ia ocorrer'

Sonnen aponta para si próprio durante encarada contra Anderson Silva em coletiva - Júlio César Guimarães/UOL
Sonnen aponta para si próprio durante encarada contra Anderson Silva em coletiva Imagem: Júlio César Guimarães/UOL

Do UOL, em São Paulo

03/07/2012 14h04

Que a revanche entre Anderson Silva e Chael Sonnen teve uma longa negociação, com direito a trocas de cidade - do Rio para Las Vegas - todos sabem. Mas para dar uma ideia geral da dificuldade para fechar o combate deste sábado, pelo UFC 148, o presidente do Ultimate, Dana White, contou alguns detalhes de bastidores e revelou inclusive que o confronto quase não foi marcado.

Em entrevista ao MMAJunkie, Dana White explicou que a coletiva de imprensa que anunciou a mudança de Anderson x Sonnen do Rio de Janeiro para Las Vegas, em abril, sucedeu uma longa reunião para acertar os ponteiros para a luta. E que isso ainda gera raiva no Spider, como se viu no último ataque do brasileiro ao norte-americano.

“Quando fizemos aquela coletiva, Anderson não tinha concordado em lutar com ele (Sonnen). A luta não ia acontecer. Eu tive de levar Sonnen até Anderson, no local da coletiva, e sentamos por três ou quatro horas para discutir e fechar a luta”, afirmou o chefão do UFC.

Anderson já havia dado mostras de que não tinha intenção de voltar a enfrentar o norte-americano, pego em doping após a primeira luta entre eles, em 2010.

“Chael sabia que não tínhamos uma luta. Nós viajamos ao Brasil para fazer rolar. Marcamos uma coletiva de imprensa e tínhamos de resolver a situação”, adicionou White. “Anderson quer lutar contra qualquer um, exceto Chael. Ele acha que Chael é desrespeitoso e não merece uma chance pelo cinturão. Então, a coletiva atrasou em uma hora, porque estávamos ‘brigando’ em uma sala do hotel.”

Dana White afirma que tudo isso também gerou a raiva demonstrada por Anderson na última semana, em uma teleconferência junto a Sonnen, para promover o UFC 148. O brasileiro chamou o oponente de “vagabundo” e prometeu quebrar o adversário neste sábado.

“Ele está irritado, genuinamente louco com isso. Essa é parte da razão para ele ter enlouquecido naquela teleconferência, ele nem queria participar da entrevista. Quando soubemos que ele não participaria, liguei e falei: ‘é melhor você estar na teleconferência’”, contou White, que concluiu. “Minha filosofia é: se você não gosta de alguém, resolva no octógono. Sonnen merece a chance mais do que qualquer um, é o único cara que quase venceu Anderson.”