Topo

MMA


Com apoio da torcida brasileira, Trator vence cubano na abertura do UFC 148; Tibau e Morango perdem

Rafaello "Trator" Oliveira (dir) conseguiu a primeira vitória para o Brasil no UFC 148  - Donald Miralle/Zuffa LLC
Rafaello "Trator" Oliveira (dir) conseguiu a primeira vitória para o Brasil no UFC 148 Imagem: Donald Miralle/Zuffa LLC

Jorge Corrêa e Rafael Krieger

Do UOL, em Las Vegas (EUA)

07/07/2012 21h06

Rafaello "Trator" Oliveira conseguiu a primeira vitória para o Brasil no UFC 148 na noite deste sábado em Las Vegas. O pernambucano conseguiu impor seu jiu jitsu, obteve boas quedas e, com seu domínio no chão, venceu o cubano Yoislandy Izquierdo por decisão unânime dos juízes. Ele foi o responsável pelo único triunfo do Brasil no card preliminar, já que Gleison Tibau e Fabrício "Morango" Camões foram derrotados por pontos.

Com mais da metade dos assentos vazios na MGM Grand Arena, os brasileiros ditaram o ritmo da torcida. O cubano começou pressionando na trocação e chegou a acertar o brasileiro, que quase tomou uma joelhada em cheio quando tentava a queda. Mas, logo no segundo minuto, Trator levou a luta para o chão e ficou sobre o rival até o fim do assalto. 
 
No segundo round, Trator foi atingido logo no começo, mas em seguida voltou a levar para o chão e quase finalizou. O público gostou, e começou a gritar "Brasil, Brasil". O brasileiro voltou a conseguir a queda no começo do terceiro round e o combate permaneceu no chão.
 
Com a luta amarrada no solo, a torcida começou a vaiar. Mas, no último minuto, Trator passou a castigar o cubano com cotoveladas na cabeça. Esteve perto da finalização, mas Izquierdo se retorceu para esacapar. A vitória veio por decisão unânime (29-28, 29-28, 29-28) e fez o brasileiro respirar no UFC, já que vinha de duas derrotas.
 
"Isso foi incrível. Vim de duas derrotas seguidas, então estava sofrendo um pouco de pressão. Além disso, me recuperei de uma mão quebrada depois da minha última luta", comemorou Trator. 
 
Tibau é derrotado em luta morna
 
O segundo brasileiro a lutar no UFC 148 foi o potiguar Gleison Tibau, que não conseguiu tirar a invencibilidade do russo Khabib Nurmagomedov. Em uma luta pouco movimentada, Tibau tomou menos iniciativa e perdeu por decisão unânime dos juízes.
 
A luta começou em meio a muita cautela, mas o russo pressionou mais e mostrou mais vigor físico. No primeiro round, após serem separados de um clinch, a torcida tentou incentivar Tibau, gritando "Sou brasileiro com muito orgulho...". 
 
Mas Tibau não se impôs na trocação e acabou não conseguindo levar o russo para o chão. No começo do segundo round, a luta seguiu com pouca ação. Só após três minutos Tibau conseguiu uma queda. No fim, os dois tentaram partir para a trocação franca, e os juízes acabaram decidindo a favor de Nurmagomedov (30-27, 30-27, 30-27). 
 
"Foi uma luta difícil. Ele controlou um pouco mais o combate contra a grade, então tive muitos momentos em que foi difícil fazê-lo balançar", avaliou Tibau, que vinha de uma sequência de três vitórias seguidas no UFC. 
 
Morango também perde por pontos
 
No encerramento do card preliminar, Fabrício "Morango" Camões perdeu para o norte-americano Melvin Guillard, que foi mais seguro desde o primeiro round e conseguiu os melhores golpes. Logo no começo, Morango tentou pegar a perna do rival e levar a luta para o chão, o norte-americano se defendeu com uma chave de braço. O brasileiro dominava o centro do octógono, mas Guillard o derrubou quando pegou o pé do rival ao evitar uma tentativa de chute. 
 
No chão, os dois lutadores se alternaram no ground and pound, e o brasileiro teve a chance de tentar o nocaute. Após um movimentado primeiro assalto, a plateia aplaudiu muito. Mas o segundo round começou morno, com os dois lutadores aparentando cansaço depois do ritmo frenético do início. 
 
Quando a torcida já começava a vaiar, Morango tomou a iniciativa com um chute giratório, e tentou agarrar uma das pernas do rival, que conseguiu escapar. O público ajudou a esquentar a luta gritando "Brasil, Brasil". Fabrício gostou e regeu a plateia, sorriu para Guillard e partiu para cima. 
 
Mas o norte-americano levou a melhor após ser derrubado e, por trás do brasileiro, encaixou uma boa sequência de golpes na cabeça. Na volta para o assalto final, a torcida norte-americana sentiu o bom momento, reagiu e puxou coro de "USA", mas logo teve a resposta dos brasileiros. Morango ainda tentou uma chave de perna nos segundos finais, mas os juízes deram a vitória para Guillard (30-27, 30-27, 30-27).