Topo

MMA


No dia de sua última luta, Tito Ortiz chora ao entrar no Hall da Fama do UFC

Tito Ortiz discursa antes de ser homenageado em sua entrada no Hall da Fama do UFC - Divulgação/UFC
Tito Ortiz discursa antes de ser homenageado em sua entrada no Hall da Fama do UFC Imagem: Divulgação/UFC

Jorge Corrêa e Rafael Krieger

Do UOL, em Las Vegas (EUA)

07/07/2012 17h41

Tito Ortiz emocionou os fãs que assistiram à cerimônia que o colocou no Hall da Fama do UFC, em Las Vegas. O maior campeão dos meio-pesados reiterou que atingiu tudo o que sempre quis no esporte, e chorou ao se despedir oficialmente após 15 anos de carreira. Sua luta final será na noite deste sábado, contra Forrest Griffin. 

A cerimônia aconteceu durante a Fan Expo, feira do UFC no hotel Mandalay Bay em Las Vegas, e reuniu centenas de fãs diante do palco que marcou a entrada de Tito Ortiz no Hall da Fama. Ele manteve o domínio de sua categoria entre 2000 e 2003, mas nas últimas seis lutas, acumulou cinco derrotas e decidiu se aposentar aos 37 anos. 
 
Com o público gritando seu nome, Tito subiu ao palco da cerimônia e se juntou a Dana White, seu ex-empresário. Os dois brigaram depois que Dana assumiu o comando do UFC, mas já fizeram as pazes. Mas o lutador não deixou de mencionar a conturbada relação. 
 
"O esporte salvou a minha vida. Foi o Dana quem veio bater à minha porta, mas ele tambem me jogou às cordas quando assumiu a gerência do UFC", comentou Tito, lembrando do período em que ficou sem lutar devido ao desentendimento.
 
Tito citou todas as lesões que atrapalharam a sua carreira e as cirurgias no joelho e nas costas. "Dei o meu coração, minha alma e meu corpo. Estou me aposentando porque está na hora. Agradeço ao UFC por tudo que alcancei, e acho que ainda posso ajudar outros lutadores no futuro".
 
Antes de receber a homenagem, Tito ainda agradeceu aos seus principais rivais dentro do octógono, como Chuck Liddell, Randy Couture e Ken Shamrock. E antes de deixar o palco da cerimôniam, o ex-campeão tentou resumir sua carreira em uma frase: "Como diziam nos tempos dos gladiadores, se você ganhar a plateia, você ganha a sua liberdade".
 
O último adeus de Tito aos seus fãs será na noite deste sábado na MGM Grand Arena, depois do combate contra Forrest Griffin no UFC 148. Será a penúltima luta do evento, antes da revanche histórica de Chael Sonnen contra o campeão dos médios Anderson Silva.