Topo

MMA


Demian tem vitória relâmpago contra coreano em sua primeira luta após descer de peso

Demian Maia comemora sua primeira vitória na categoria meio-médio - Josh Hedges/Zuffa LLC
Demian Maia comemora sua primeira vitória na categoria meio-médio Imagem: Josh Hedges/Zuffa LLC

Jorge Corrêa e Rafael Krieger

Do UOL, em Las Vegas (EUA)

08/07/2012 00h02

Com quatro derrotas nas suas últimas oito lutas, o brasileiro Demian Maia resolveu descer de peso no UFC, deixando os médios (até 84 kg) para lutar entre os meio-médios (até 77 kg). Em sua estreia na nova categoria, o paulista derrotou o coreano Dong Hyun Kim por nocaute técnico no primeiro round.

A vitória veio logo aos 47 segundos de luta, depois que o coreano se lesionou ao ser derrubado pelo brasileiro. "Percebi que ele estava machucado e parei de bater", explicou Demian, depois que o árbitro brasileiro Mario Yamasaki anunciou nocaute técnico. 
 
Demian logo tentou agarrar o adversário para impor sua especialidade, que é o jiu jitsu. O coreano se defendeu com cotoveladas, mas o brasileiro insistiu e fez com que o oponente caísse de mau jeito, causando um forte trauma na costela. O árbitro interrompeu a luta, e o paulista acabou vencendo de forma quase acidental.
 
"Essa vitória significa muito para mim, porque estava tendo problemas nos treinos. Queria trazer meu jiu jitsu de volta, então treinei muito em cima de como derrubar o oponente. E foi isso que me ajudou a vencer. Foi um grande teste, já que ele tinha apenas uma derrota. Foi um grande desafio. Estou muito feliz e não vejo a hora de lutar novamente", declarou Demian.
 
Enquanto lutou entre os médios, Demian chegou a disputar o cinturão contra Anderson Silva em 2010, e venceu o desafiante do Spider no UFC 148, o norte-americano Chael Sonnen. Com a vitória na noite deste sábado em Las Vegas, o paulista dá o seu primeiro passo rumo ao próximo objetivo, que é enfrentar Gorges St-Pierre pelo título dos meio-médios. 
 
Ator de "Tekken" vence canadense
 
O vietnamita Cung Le, que levou sua habilidade nas artes marciais para o cinema e participou do elenco do filme "Tekken", conseguiu sua primeira vitória no UFC. Foi diante do canadense Patrick Coté, por decisão unânime dos juízes. 
 
Le veio para o UFC depois de somar sete vitórias e apenas uma derrota no Strikeforce, e perdeu para o brasileiro Wanderlei Silva em sua última luta. Coté, por sua vez, fez seu retorno ao UFC, onde não lutava desde 2010: após perder para Anderson Silva e acumular outras duas derrotas, foi demitido e voltou neste sábado.
 
Mas o vietnamita dominou a luta em pé, aproveitando-se do longo alcance de seus chutes. Chegou a pressionar o canadense no ground and pound no último round, e ganhou o apoio da torcida. Ao final, se disse "cansado, e quase sem energia".