Topo

MMA


Aldo tem luta confirmada no UFC Rio 3, e mais dois brasileiros entram no card

O brasileiro José Aldo comemora com torcida após derrotar Chad Mendes no Rio - Felipe Dana/AP
O brasileiro José Aldo comemora com torcida após derrotar Chad Mendes no Rio Imagem: Felipe Dana/AP

Do UOL, em São Paulo

19/07/2012 12h16

O UFC confirmou nesta quinta-feira que o brasileiro José Aldo, campeão dos pesos penas, defenderá seu cinturão contra o norte-americano Erik Koch no dia 13 de outubro, na terceira edição do evento no Rio de Janeiro.

Aldo fará na luta principal do UFC 153 a sua quarta defesa de cinturão, a segunda lutando em casa. Em janeiro, o manauara derrotou Chad Mendes por nocaute na HSBC Arena. 

A luta de José Aldo seria realizada no UFC 149, que acontece neste fim de semana no Canadá. Mas o brasileiro sofreu um estiramento na coxa esquerda, e precisou adiar a sua defesa de cinturão. 

Adversário de José Aldo, Erik Koch tem 23 anos e acumula apenas uma derrota em 14 lutas, justamente contra Chad Mendes, última vítima do campeão. Na sua luta mais recente, Koch derrotou o compatriota Jonathan Brookins em setembro do ano passado. 

“Ele é um grande lutador. Fez por onde para receber essa chance, mas lá dentro eu vou defender ao máximo a minha torcida e meu país. Ele tem um bom jogo em pé, por conta do kickboxing. O público só tem a ganhar com isso”, analisou o campeão José Aldo.

Cristiano Marcello e Jussier Formiga entram no card

Outros dois brasileiros foram confirmados no UFC 153 no Rio de janeiro. Participante da última edição do The Ultimate Fighter nos Estados Unidos, Cristiano Marcello vai encarar o sueco Reza Madadi. O curitibano vem de derrota para Sam Sicilia na final do reality em junho, enquanto seu rival soma sete vitórias seguidas e ainda não perdeu lutando pelos pesos leves. 

Já o peso mosca Jussier Formiga fará a sua estreia no Ultimate diante do norte-americano Ulysses Gomez. O brasileiro vem de cinco vitórias seguidas e, em sua última luta, venceu o compatriota Sidney Oliveira por finalização no Shooto de Brasília, no final de junho. 

O UFC 153 contará também com o duelo de meio-pesados entre o brasileiro Glover Teixeira e o norte-americano Quinton "Rampage" Jackson, além do retorno dos campeão dos penas do The Ultimate Fighter Brasil, Rony Jason, que ainda não tem adversários definido. Cezar Mutante, campeão dos médios do TUF, também recebeu convite, mas ainda aguarda liberação médica. 

Antes da confirmação da luta de José Aldo no Rio, especulava-se que o campeão dos pesados, Júnior Cigano, poderia lutar em casa no UFC 153 na revanche contra Cain Velásquez. Mas o duelo segue sem data definida.