Topo

MMA


Thiago Pereira diz que gostaria de se testar no MMA e desafia Anderson a 'nadar um medley'

Thiago e Anderson em encontro na inauguração da academia do Corinthians, em 2011 - ZDL/Divulgação
Thiago e Anderson em encontro na inauguração da academia do Corinthians, em 2011 Imagem: ZDL/Divulgação

Maurício Dehò

Do UOL, em São Paulo

18/08/2012 06h00

MMA e natação não têm quase nada em comum, mas o medalhista olímpico Thiago Pereira e o campeão do UFC Anderson Silva dividem um ponto em comum, além da admiração um pelo outro: o Corinthians. Ambos os astros representam o clube alvinegro e, após voltar dos Jogos de Londres com a prata nos 400 m medley, o nadador falou de sua paixão pelas artes marciais mistas. Além de acompanhar o trabalho do companheiro de clube, ele disse que gostaria de se testar e treinar a modalidade depois de dar adeus às piscinas e lançou um desafio ao Spider - mas fora dos octógonos.

Em entrevista ao UOL Esporte, Thiago contou sobre esta paixão paralela à natação, que começou fora do Brasil. O nadador treinava em Los Angeles, nos EUA, quando começou a assistir aos eventos do UFC pela TV. Vendo que os lutadores do Brasil são referência no evento de MMA, passou a acompanhar mais atentamente astros como Anderson Silva, que acabou encontrando mais tarde como companheiro de equipe no Corinthians.

Pressão no ‘ano do Corinthians’ e fé em título no Mundial de Clubes

  • CBDA/Divulgação

    Muita gente achou que não viveria para ver o Corinthians campeão na Libertadores. Mas 2012 marcou a redenção do clube alvinegro e, de certa forma, pressionou outros contratados do clube. Anderson Silva fez sua parte e venceu a revanche contra Chael Sonnen no UFC 148. Thiago Pereira também surpreendeu e desencantou em Londres. 

    “Olha, não digo pressão só pelo Corinthians. Eu estava pronto e preparado para conquistar a inédita medalha. Fiz o meu melhor e estou entre os melhores do mundo”, disse Thiago, confiante em mais um título inédito pela frente, nos gramados. “Este é o ano do Corinthians. O Anderson derrotou o Sonnen e o Timão levou a Libertadores. Eu até estava no Pacaembu nos jogos finais. Chegou a Olimpíada e ganhei a medalha nos 400 m medley. É o nosso ano e temos tudo para fechar com chave de ouro e levar o título no Japão.”

“Temos ótimos atletas. Sou fã da trocação, gosto de ver as técnicas dos lutadores na parte em pé. E passei a torcer pelo Anderson não só pelo seu talento, mas por também ser do Corinthians”, disse o nadador, que é fã de modalidades como o boxe e viu em particular as conquistas dos irmãos Falcão como especiais na Olimpíada deste ano.

Thiago e Anderson Silva se conheceram na inauguração da academia do lutador no Corinthians, em 2011. O nadador apresentou suas 12 medalhas pan-americanas e recebeu elogios do Spider. Apesar de ter a academia do campeão do UFC por perto, ele prefere se manter nas águas, por segurança.

“Nunca fiz lutas, mas quem sabe depois que parar a natação posso dar uma brincada. São movimentos diferentes, então  enquanto for nadador profissional fica inviável. Já me machuquei em 2005 jogando futebol e perdi o Mundial de Montreal”, lembrou ele, com atenção especial à manutenção da sua forma física.

Um desafio em cima do ringue ou mesmo uma sessão de sparring, portanto, nem pensar? “Acho melhor não... Mas ele pode nadar comigo um medley”, desafiou Thiago Pereira, em tom de brincadeira. “Agora quero conhecer também o (Júnior) Cigano, já que ele também assinou com o Corinthians.”

Thiago agora espera poder enfim assistir a um UFC do ginásio. Como o ciclo olímpico até Londres foi muito intenso em busca de sua primeira medalha olímpica, ele não pôde dar a si mesmo este “presente”, mas agora espera ver algum dos ídolos in loco, como José Aldo, Jon Jones e Lyoto Machida. A melhor chance é em outubro, quando o Ultimate volta ao país para sua terceira edição no Rio, tendo o campeão dos penas Aldo e Vitor Belfort como protagonistas.