Topo

MMA


Belfort esquece Anderson e define Jones como "melhor da história", mas volta atrás

Cartaz do UFC 152, com Jon Jones x Vitor Belfort - Divulgação/UFC
Cartaz do UFC 152, com Jon Jones x Vitor Belfort Imagem: Divulgação/UFC

Do UOL, em São Paulo*

29/08/2012 11h31

Vitor Belfort está realmente animado com a confirmação de seu combate contra Jon Jones. O veterano lutador brasileiro, que aparece como coadjuvante no combate contra o campeão dos meio-pesados, afirmou que, em sua próxima luta, no UFC 152, irá enfrentar “o maior lutador de todos os tempos” do MMA. 

Curiosamente, o carioca deixou de lado o algoz Anderson Silva, de quem perdeu em 2011, e que é geralmente classificado como o melhor atleta de artes marciais mistas da história. O próprio presidente do Dana White por diversas vezes já elegeu "Spider" no topo. Mais tarde, no entanto, Belfort esclareceu que vê Jones como o melhor de todos os tempos na categoria do norte-americano, que luta no meio-pesado.

“Aqui estou eu, com 35 anos, 17 de carreira, lutando contra o maior lutador de todos os tempos, na história do UFC, um cara que é considerado o maior atleta no MMA”, afirmou o brasileiro, em entrevista à emissora Fuel TV.

“Ele é o 'novo fôlego'. Eu tenho muito respeito por esse cara, mas estou pronto para lutar e elevar a competição a um alto nível”, contou Belfort, que, a exemplo de Anderson Silva, costuma lutar uma categoria abaixo da de Jones, e agradeceu por ter sido lembrado pelos dirigentes do UFC após as três tentativas anteriores de combates para o norte-americano.

  • Belfort vê covardia em superluta com GSP: 'Anderson deve buscar desafios mais altos'

  • Anderson Silva pede chance de disputar Olimpíada e vê taekwondo como melhor caminho

  • Sonnen diz que estará pronto para enfrentar Jon Jones: 'Belfort sempre cancela lutas'

No fim da tarde, o veterano carioca se pronunciou via Twitter sobre a polêmica, e voltou atrás. "Gente eu quis disser que o Jones é o melhor de todos os tempos na categoria. A imprensa faz muita polêmica nisso. O Anderson é o melhor pound for pound (peso por peso)", disse ele.

Gratidão ao UFC

“Sou muito grato por Lorenzo (Fertitta, chefe de operações do UFC) e Dana (White, presidente) por confiarem em mim e me darem essa oportunidade. Estou indo para uma divisão a qual não luto mais, mas na qual tenho uma história”, afirmou Vitor, que manteve o cinturão da categoria até 2004.

“Acredito que tenho o direito de entrar nessa e disputar esse combate como substituto (de Dan Henderson)”, contou o brasileiro, que vem de um cartel de sete vitórias e uma derrota (para Anderson Silva, no famoso nocaute de 2011) nas suas últimas oito lutas.

Jon Jones, que lutaria contra Dan Henderson no UFC 151, viu o rival desistir da luta por lesão. Ele vetou enfrentar Chael Sonnen. Devido a recusas de Maurício Shogun e Lyoto Machida em lutar pelo cinturão, Belfort então surgiu como opção para o próximo combate de Jones, já marcado para o dia 22 de setembro, na cidade canadense de Toronto.

*Atualizada às 17h57