Topo

MMA


Rival de Anderson se vê como Rocky Balboa e admite estar 'aterrorizado' com UFC Rio

Stephan Bonnar admitiu que está "morrendo de medo" de Anderson Silva - Divulgação
Stephan Bonnar admitiu que está "morrendo de medo" de Anderson Silva Imagem: Divulgação

Maurício Dehò

Do UOL, em São Paulo

19/09/2012 17h12

Stephan Bonnar é conhecido por ter sido protagonista de um combate que elevou o UFC e o MMA, quando fez a final do primeiro reality show The Ultimate Fighter. Na ocasião, em 2005, ele perdeu para Forrest Griffin em uma batalha sangrenta, mas ficou conhecido por sua garra. Agora, aos 35 anos, o norte-americano vive um período de declínio. Ele se considerava aposentado do esporte quando aceitou o desafio de encarar Anderson Silva e salvar o UFC Rio 3.

LEIA MAIS DE MMA

  • Belfort ganha torcida e tem mais apoio que Jon Jones em treino aberto para o UFC 152

  • Entrevista: Jones vê lição em acidente bêbado e prega respeito contra 'lenda' Belfort no UFC 152

  • Brasileiro volta ao UFC e tenta se desligar de fama de 'vilão' após treinar Sonnen

Depois de tanto pedir um combate contra alguém de peso, ele conseguiu. Mas admite o papel de azarão. Em conferência telefônica com a imprensa brasileira, Bonnar admitiu que está aterrorizado em enfrentar o campeão Anderson, mas disse que isso servirá de motivação e espera sair dessa história como uma versão moderna de Rocky Balboa.

“Esta história tem tudo para ser igual a um filme de Rocky Balboa. A junção de Rocky 1 com Rocky 4, quando o personagem de Stallone vai para a Rússia lutar na casa do Ivan Drago e é o azarão. Vou assistir muito Rocky para me motivar”, afirmou Bonnar, que vem de três vitórias na carreira e tem cartel de 15 triunfos e sete reveses.

O norte-americano ainda respondeu sobre os motivos de aceitar um duelo desses. Ele já havia explicado que só voltaria ao octógono contra grandes lutadores, e admitiu que ter um rival do nível de Anderson é algo desconfortável.

“Eu estou morrendo de medo”, disse Bonnar, que tira algo de positivo disso. “Mas o medo é um motivador. É isso o que preciso para pegar fogo na academia e dar meu máximo nessas três semanas. Até minha mãe e minha mulher não queriam que eu pegasse essa luta, acham que eu vou sair morto do Brasil (risos).”

Bonnar admitiu que se vê como o maior azarão da história de uma luta principal no UFC, mas não descarta surpreender. “Quero ser como Matt Serra (que venceu Georges St-Pierre em 2007 e se tornou campeão dos meio-médios). Ele chocou o mundo e se tornou campeão”, explicou o norte-americano, que no entanto descartou uma segunda luta com Anderson, valendo o cinturão dos médios, caso vença este duelo no peso meio-pesado.

O rival do Spider disse ainda que tem um prazer especial em lutar no Rio de Janeiro. Ele foi treinado por Carlson Gracie, lenda do jiu-jítsu, e guarda um carinho pela cidade brasileira. Hoje, o norte-americano segue tendo instruções de um brasileiro em sua luta de chão, com Sergio Penha.

Bonnar recusou Glover e foi surpreendido com Anderson: 'achei que era piada'

Stephan Bonnar ainda falou sobre o convite surpresa para enfrentar o Spider. Primeiramente, ele teve oferecido um combate contra Glover Teixeira, também no UFC Rio, já que Rampage, o rival original, se machucou.

“Meu empresário veio me perguntar se eu enfrentaria Glover, mas ele sabe que eu só quero grandes lutas. Tentei Forrest e Rampage, e Dana não me deu. Então, eu já estava me considerando aposentado. Queria enfrentar lutadores mais populares. Mas depois me avisaram sobre o Anderson. Eu achei que era piada, afinal, ninguém é mais popular que ele”, contou.