Topo

MMA


Demetrious Johnson vence Joseph Benavidez e leva primeiro cinturão dos moscas do UFC

Demetrious Johnson vibra após vencer Joseph Benavidez e levar cinturão dos moscas - Reprodução/Twitter
Demetrious Johnson vibra após vencer Joseph Benavidez e levar cinturão dos moscas Imagem: Reprodução/Twitter

Jorge Corrêa

Do UOL, em Toronto (Canadá)

23/09/2012 01h03

Depois de quase 19 anos de eventos, o UFC tem seu primeiro campeão peso mosca. A categoria estreou neste ano e contou com algumas confusões no meio do caminho, mas Demetrious Johnson se tornou o primeiro dono do cinturão até 56kg depois de vencer Joseph Benavidez na penúltima luta do UFC 152, neste sábado, na cidade canadense de Toronto. A vitória foi  por pontos, em decisão dividida dos árbitros (2 a 1).

Os dois tiveram de passar por um mini-GP que aconteceu em março, nas Austrália. Benavidez venceu Yasuhiro Urushitani por nocaute, mas Johnson teve de enfrentar Ian McCall duas vezes, na primeira, após um erro na soma dos pontos, a luta acabou empatada. Na segunda, em junho, Demetrious venceu em decisão unânime e foi para a decisão pelo cinturão.

Os dois também tiveram caminhos parecidos até chegarem a essa decisão. Os dois vieram da categoria de cima, dos pesos pena, onde até disputaram o cinturão, mas ambos acabaram sendo derrotados pelo atual campeão Dominick Cruz.

A luta - Benavidez começou melhor, procurando mais o combate e acertando os melhores golpes do primeiro round, apesar de Johnson tê-los absorvidos bem. Foi uma verdadeira caçada, que também se repetiu no período seguinte. Mas a vantagem não foi tão grande, Demetrious melhorou no combate.

Se mostrando melhor fisicamente e apostando nos contra-ataques, Johnson conseguiu reagir no terceiro round, mas acabou surpreendido com um cruzado no quarto período. Após cair, quase foi finalizado, mas se salvou. Os últimos cinco minutos de combate foram todos de Demetrious, principalmente por ter mais gás que o rival.