Topo

MMA


Preparador físico vê Anderson 'muito forte' e só 2kg acima do peso para o UFC Rio

Do UOL, em São Paulo

03/10/2012 16h36

O campeão dos médios do UFC, Anderson Silva, volta ao octógono para “salvar a pátria” da organização, na terceira edição do evento no Rio de Janeiro. No dia 13 de outubro, ele enfrenta Stephan Bonnar em um duelo de meio-pesados, uma categoria acima da sua. E, de acordo com seu preparador físico, isso pode ser uma vantagem.

No meio-pesado, os lutadores vão à balança com até 93 kg, contra 84 kg do médio. Segundo Rogério Camões, como a dificuldade é muito menor para esta pesagem, Anderson está com o peso quase ideal, e precisa perder apenas dois quilos até a próxima semana.

"O Anderson está somente 2kg acima do peso, então já o consideramos pronto para a balança. Na sexta-feira teremos uma reunião com o corpo médico que cuida dele para ver a melhor forma de cortar o que resta, mas ele está muito forte, com o trabalho bem feito e com uma alimentação muito boa”, afirmou Camões.

Vale lembrar que há atletas que perdem mais de dez quilos para se adequarem às suas categorias, caso do próprio Anderson no peso médio.

“Ele costuma treinar normalmente com 93kg, para descer até 84kg e depois lutar com cerca de 90kg. Só fizemos treinos específicos para essa luta", completou o preparador físico, sobre a estratégia diferenciada para o combate, já que Anderson foi escalado com um mês de aviso para lutar no Rio.

"O Anderson vem desse combate contra o Sonnen (vitória por nocaute no UFC 148), quando fez oito semanas de trabalho muscular, e teve como base o treinamento de força. Ele se manteve ativo, então só dei continuidade ao que já foi feito e os treinadores especificaram detalhes em cima do Bonnar. Essa é a terceira luta do Anderson até 93kg no UFC e ele está bem adaptado", concluiu Camões.