Topo

MMA


Minotauro repete script no UFC Rio, supera fratura e responde rival com finalização

Minotauro acerta soco em Herman; brasileiro venceu norte-americano por finalização - AP Photo/Felipe Dana
Minotauro acerta soco em Herman; brasileiro venceu norte-americano por finalização Imagem: AP Photo/Felipe Dana

Jorge Corrêa e Maurício Dehò

Do UOL, no Rio de Janeiro

14/10/2012 01h05

O baiano Rodrigo Minotauro voltou a mostrar sua garra nos octógonos de MMA. Dez meses depois de ter o braço fraturado por uma finalização de Frank Mir, ele voltou ao UFC Rio e, na terceira edição do evento na capital fluminense, mostrou sua especialidade: o jiu-jítsu. Se o norte-americano Dave Herman havia provocado os amantes da arte suave, Minotauro venceu justamente com ela, em uma chave de braço no segundo round.

Minotauro mostrou estar recuperado do problema que teve em dezembro de 2011 e dominou a luta. Tanto em pé quanto no chão, o baiano não teve dificuldades para impor seu jogo e voltou a vencer dentro da organização.

“Nada mal para um cara de 36 anos e com 16 pinos no braço. Eu fico muito feliz. Ele falou que o jiu-jítsu não funcionava. O jiu-jítsu é uma arte brasileira, e tem de ser respeitado”, disse Minotauro. "Ele se defendeu bem das minhas posições, tenho certeza que ele treina jiu-jítsu também."

Se Herman havia falado que não acredita na força do jiu-jítsu, Minotauro começou o combate parecendo querer provar exatamente o contrário e buscando a luta no chão. Mas foi em pé que o baiano mostrou mais perigo, com combinações que balançaram o norte-americano.

Isso se repetiu no começo do segundo round: Minotauro combinou socos para causar um knockdown em Herman, com muito tempo para trabalhar a finalização, primeiro com uma Kimura, depois numa chave de braço, ambos os movimentos bem defendidos por Herman, que conseguiu se levantar. Nova oportunidade veio com um minuto para o fim, e aí o baiano não perdoou.

Em uma carreira que o levou a ser chamado de lenda do MMA, Antonio Rodrigo Nogueira chegou ao seu segundo UFC Rio mais uma vez tendo de se superar. Em agosto de 2011, ele vinha de duas cirurgias no quadril que lhe deixaram quase sem andar. Ainda assim, ele nocauteou Brendan Schaub e foi festejado pelos cariocas.

Confiante, ele foi então escalado para uma revanche com o arquirrival norte-americano Frank Mir no UFC 140, em dezembro de 2011. No entanto, após quase nocautear Mir, Minotauro foi pego em uma kimura e teve o braço fraturado na finalização – hoje, tem 16 parafusos e uma placa neste braço. O baiano ficou os últimos dez meses se recuperando e até acabou tendo de adiar sua volta por conta do problema, que aconteceria no UFC 149.

Com o pupilo Júnior Cigano com o cinturão da categoria pesado, Minotauro tem como objetivo fazer grandes lutas e lutar por mais três anos, mas sem chances de desafiar o campeão. Ele até brincou esta semana que, independentemente do resultado, vai aguardar Anderson Silva para se aposentar junto ao astro. O baiano, único lutador campeão no Pride e no UFC, chegou a este combate com 33 vitórias, sete derrotas, um empate e um no contest.

Já Dave Herman vinha de duas derrotas, contra Stefan Struve e Roy Nelson, mas com um cartel forte, em que 15 de suas 21 vitórias vieram por nocaute, apesar de ainda ter muito a provar no MMA.