Topo

MMA


Morre ex-lutador e comentarista creditado como inventor do termo MMA

Do UOL, em São Paulo

24/10/2012 17h32

Ex-comentarista do UFC e medalhista olímpico na luta, o norte-americano Jeff Blatnick morreu nesta quarta-feira, nos Estados Unidos. Segundo a imprensa norte-americana, ele não resistiu a complicações em uma cirurgia cardíaca e morreu aos 55 anos. Além das conquistas e do trabalho na TV, Blatnick ficou conhecido também pelo crédito de criador do hoje consagrado termo MMA.

Por muitos anos a modalidade hoje conhecida como MMA (sigla em inglês para artes marciais mistas) era chamada de vale-tudo, um nome que já vinha carregado de preconceito. As competições como o UFC, que em inglês eram o “no holds barred”, ganharam uma nova alcunha em 1994.

“Quando comecei com o UFC, no UFC 4, não havia realmente um bom nome para o esporte. Algumas pessoas chamavam de no holds barred, mas eu chamava apenas de luta. Mas Joe Silva me lembrou do que falei na transmissão do evento UWF, no Japão. Meu parceiro no ar era Al Rosen e ele me perguntou o que veríamos no ringue. Eu disse que misturariamos as artes marciais. Nada era ilegal, tudo era permitido nas regras das artes marciais. Eu criei a frase com artes marciais mistas e pegou. Era o MMA”, contou ele, no livro The MMA Encyclopedia, de 2010.

O termo foi importante para desmistificar o esporte, que no Brasil também sofria preconceito como vale-tudo, apesar das várias regras para sua prática.

Jeff Blatnick competiu na luta olímpica nos Jogos de 1984 e ficou com a medalha de ouro, dois anos após superar um linfoma. Depois, ele virou comentarista no começo do UFC, de 1994 a 2001, e no cargo de comissário ajudou a estabelecer as regras unificadas da modalidade.