Topo

MMA


Anderson empaca categoria, e rival inglês cobra que ele abra mão do cinturão do UFC

Michael Bisping posa em São Paulo antes da luta de janeiro contra Vitor Belfort - Wander Roberto/UFC/Divulgação
Michael Bisping posa em São Paulo antes da luta de janeiro contra Vitor Belfort Imagem: Wander Roberto/UFC/Divulgação

Jorge Corrêa e Maurício Dehò

Do UOL, em São Paulo

06/12/2012 06h00

O UFC tem em Anderson Silva uma galinha dos ovos de ouro. Considerado o melhor lutador da história do MMA, o brasileiro domina o peso médio e segue invicto dentro da organização. Mas esta hegemonia também tem seus custos. Em busca de grandes desafios, o Spider agora lida com os desejos de combates fora de seu peso, contra Georges St-Pierre e Jon Jones, o que empaca a fila da disputa pelo cinturão. Para um dos grandes interessados, o inglês Michael Bisping, já é hora de o campeão abdicar do trono.

Bisping enfrenta Vitor Belfort no UFC São Paulo, no dia 19 de janeiro. O duelo é cotado para definir o próximo desafiante ao cinturão. Mas, como Anderson não tem planos para lutar em sua categoria e negocia uma superluta com GSP, esta disputa pelo título não tem data para acontecer. Bisping falou do tema à Folha de S.Paulo, na terça-feira, e disse que “o título é necessário para manter a categoria em movimento”.

MAIS SOBRE O UFC DE SP

  • Em fogo cruzado, Belfort chama Bisping de hooligan e inglês diz que rival está velho

  • Torcedor do United, rival de Belfort vira-casaca no Mundial e seca o Corinthians

  • Em seu menor evento no Brasil, UFC sobe 45% o preço dos ingressos de menor valor em SP

Na quarta-feira, em evento promocional do UFC paulistano, foi ainda mais enfático. “Ele tem de deixar o cinturão vago até fazer tudo que tem para fazer antes de voltar a lutar nos médios”, defendeu Bisping.

O inglês definiu como “irritante” ter um campeão como Anderson Silva, que não larga o cinturão, mas admitiu que há um lado bom em viver seu próprio auge como lutador nesta época.

“É bem irritante ter Anderson como campeão. Mas, por outro lado, é excitante. Eu tenho a chance de enfrentar o melhor do mundo. Tenho a chance de vencer o melhor do mundo e tomar o seu cinturão. Mas, na maior parte do tempo, tem sido irritante”, riu o inglês.

Muito se fala sobre a disputa de um cinturão interino enquanto Anderson faz seus desafios fora do peso médio, mas não é isso que Bisping quer no momento.

“Eu realmente não quero um cinturão interino, porque isso não significa nada. O campeão é o Anderson Silva e ele é o melhor de todos os tempos. Quero competir para ver quem realmente é o melhor da categoria. Pois se essa luta valesse o cinturão interino, não me acharia o campeão, me acharia apenas o primeiro desafiante”, disse Bisping.

“Para mim, um campeão tem de defender o cinturão. Não quero julgar o Anderson, ele é o melhor que já existiu, mas sua última luta foi nos meio-pesados, sua próxima luta será contra o GSP, depois vai fazer um filme com Steven Seagal, depois vai querer enfrentar o Jon Jones, pode se machucar... Ele pode ficar dois anos e meio longe dos médios. O que o resto dos lutadores da categoria devem fazer então?”, concluiu o inglês de 33 anos, que tem um cartel de 23 vitórias e quatro derrotas no MMA e ainda não teve uma chance de lutar pelo cinturão do UFC na carreira.

Apesar de falar muito sobre Anderson, Bisping também comentou o duelo com Belfort e disse que espera um combate de alto nível. “Fora o Anderson, esta é a melhor luta para mim no momento. Eu não venho para ser nocauteado por Vitor e enxergo que quem ganhar será o desafiante número 1 no peso médio.”