Topo

MMA


Shogun perde para sueco e desperdiça chance de disputar cinturão; Henderson mantém cinturão

Alexander Gustafsson (esq.) acena durante sua vitória sobre Maurício Shogun - Jeff Chiu/AP
Alexander Gustafsson (esq.) acena durante sua vitória sobre Maurício Shogun Imagem: Jeff Chiu/AP

Do UOL, em São Paulo

09/12/2012 00h42

Mais uma vez a falta de gás pesou contra o brasileiro Maurício Shogun, agora combinado com a maior envergadura do rival. Em luta que valia a disputa de cinturão dos meio-pesados do UFC, atualmente nas mãos de Jon Jones, o curitibano acabou perdendo por pontos, em decisão unânime dos juízes, para o sueco Alexander Gustafsson.

Desde o começo, Gustafsson tentou aproveitar seu tamanho, usando sequências de gancho e joelhadas. A aposta de Shogun era a explosão, partindo para cima com diretos, mas o rival conseguia se esquivar bem. Os golpes do brasileiro eram, no máximo, de raspão. Maurício, dessa maneira, até esboçou uma reação no segundo round, mas parou por aí.

Henderson massacra e mantém cinturão

  • AP

    Mostrando porque é considerado um dos lutadores com o melhor preparo do UFC na atualidade, Benson Henderson massacrou Nate Diaz e manteve o cinturão dos leves do torneio, em sua segunda defesa de título. Durante cinco round, dominou o adversário e partiu para cima o tempo inteiro, sem quase não ter levado golpes. Estava inteiro após 25 minutos.

    Bendo veio com uma estratégia muito clara. Não queria entrar na distância do boxe de Nate e nem ficar por baixo, no chão. Então apostou nos chutes baixos e nas quedas, castigando Diaz no ground-and-pound. Em pelo menos três oportunidades o campeão por pouco não nocauteou, acertando golpes que derrubaram o adversário.

O terceiro período de luta foi uma repetição das últimas lutas de Shogun, uma tremenda falta de gás. Ele não conseguia mais partir para cima e - sem gás - virou alvo fácil para o sueco. Gustafsson passou a usar as quedas para pontuar e não teve problemas para confirmar a vitória em decisão unânime, carimbando sua passagem para a disputa do cinturão dos meio-pesados.

"Tive medo no começo da luta. Shogun é uma lenda do esporte, quase pegou uma chave de tornozelo, mas hoje era meu dia. Eu realmente acho que estou pronto para disputar o cinturão", disse Gustafsson.

Apesar da vitória, ele não será o próximo desafiante direto pelo título. Antes disso, ele terá de ver a luta entre o campeão Jon Jones e Chael Sonnen. Depois de serem técnicos do reality show TUF, eles vão de enfrentar pelo cinturão no dia 27 de abril.

BJ Penn leva surra de Rory MacDonald

A aguardada volta de BJ Penn ao UFC não foi como os fãs de MMA esperavam. A lenda dos pesos leves levou uma verdadeira surra do jovem canadense Rory MacDonald. Apesar de mostrar uma boa forma para uma luta entre os meio-médios, o havaiano foi dominado durante os 15 minutos e perdeu por pontos, em decisão unânime dos juízes.

Depois de fazer muitas ameaças contra o veterano, Rory entrou na luta disposto a mostrar que realmente foi para machucá-lo, como tinha prometido. Abusando das sequências de golpes, percebeu que a linha de cintura de BJ era o melhor caminho. Ali, acertou ganchos e chutes que fizeram o rival balançar algumas vezes.

O segundo round foi o mais emblemático para o resultados. Em pelo menos três vezes o canadense teve a chance de nocautear, mas preferiu brincar e castigar Penn. Quando estava perto de acabar com a luta, dava espaço para o rival respirar e apanhar mais. Uma surra que pode levar BJ Penn de volta para a aposentadoria.

Belo nocaute abre card principal

Após um primeiro round muito travado no chão, Matt Brown – que vinha de três vitórias consecutivas – conseguiu um dos mais belos nocautes da noite. Mike Swick até tentou partir para cima, mas no contra-ataque, levou dois golpes seguidos no queixo, um cruzado e um direto, e caiu desacordado no chão. Grande vitória de Matt Brown.