Topo

MMA


Cigano revê Velasquez no UFC 155 por acerto de contas e legado como campeão dos pesados

Júnior Cigano e Cain Velásquez ficam cara a cara pela última vez antes da revanche - Josh Hedges/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images
Júnior Cigano e Cain Velásquez ficam cara a cara pela última vez antes da revanche Imagem: Josh Hedges/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images

Jorge Corrêa

Do UOL, em Las Vegas (EUA)

29/12/2012 06h00

Desde que conquistou o cinturão dos pesados do UFC, em novembro de 2011, Junior Cigano se tornou um dos principais nomes do esporte brasileiro e não apenas no MMA. Ganhou fama, notoriedade, patrocínios e até um contrato com o Corinthians. Entrou para o hall dos astros do Brasil. No entanto, ele ainda tem contas a acertar dentro do Ultimate, o que ele pode começar a resolver nesse sábado, no reencontro com Cain Velasquez na luta principal do UFC 155, em Las Vegas.

Mesmo tendo conseguido um nocaute com apenas 64 segundos de combate na primeira vez que enfrentou o norte-americano e conquistou seu título, o brasileiro ainda é questionado pela rapidez da luta e pelo fato de ambos terem se enfrentado machucados. O nocaute foi impressionante, mas muitos ainda falam que foi um golpe de sorte, que ele não foi testado no combate.

"Se o golpe tivesse sido no joelho, tudo bem, mas foi na cabeça. Se pegar na cabeça de novo, ele vai cair de novo, machucado ou não", brincou Cigano sobre esses questionamentos.

Não há como negar o brasileiro é um dos mais dominantes lutadores dos pesos pesados, mas essas alfinetadas ainda o incomodam. Ele não assume, mas sabe que uma nova vitória e ainda ainda consistente fará seu cinturão valer mais. Em todas suas entrevistas, sempre disse ter certeza de que o novo combate será longo e que ele não espera outro rápido nocaute.

"Cain está com sede de vitória, ele vai vir com tudo para cima depois que aconteceu disso. Mas estou pronto. Ele vai tentar me colocar para baixo e vou nocauteá-lo de novo. E se a luta for para o chão, vou trabalhar com ele por lá. Quem sabe todos verão pelo jiu-jítsu pela primeira vez."

Mas não é apenas essa reafirmação de seu cinturão que estará em jogo. Com apenas uma (consistente) defesa de cinturão contra Frank Mir, uma nova vitória sobre Velasquez o coloca no caminho da construção de um legado entre os pesos pesados. Ele quer fazer a mesma história que, por exemplo, Anderson Silva fez entre os médios e Georges St-Pierre nos meio-médios.

CARD COMPLETO DO UFC 155

Card principal
Junior dos Santos vs Cain Velasquez
Jim Miller vs Joe Lauzon
Tim Boetsch vs Constatinos Philippou
Yushin Okami vs Alan Belcher
Chris Leben vs Derek Brunson
Card preliminar
Brad Pickett vs Eddie Wineland
Erik Perez vs Byron Bloodworth
Melvin Guillard vs Jamie Varner
Michael Johnson vs Miles Jury
Max Holloway vs Leonard Garcia
Phil De Fries vs Todd Duffee
Chris Cariaso vs John Moraga

"Realmente essa é a ideia, quero continuar lutando e vencendo. Meu sonho sempre foi ser campeão do mundo e agora quero quebrar todos os recordes. Cuido muito de quem eu sou e acho que é por isso que estou aqui, vou sempre dar meu melhor para continuar vencendo. Quero ser reconhecido como o melhor de todos", disse o campeão ao UOL Esporte.

Para o presidente do UFC, Dana White, é apenas questão de tempo para o brasileiro conseguir esse legado na categoria. "Alguns demoram mais tempo que o outro para isso acontecer. Basta ver o fenômeno Ronda Rousey e o MMA feminino. Explodiu em pouco tempo. Mas Dos Santos já mostrou que pode reinar entre os pesados por muito e ele pode chegar lá."

Serviço de TV - O card preliminar do UFC 155 começa às 21h35 (de Brasília) e terá transmissão completa apenas pelo canal em pay-per-view Combate. As três primeiras lutas também passarão na página oficial do UFC no Facebook. Já o card principal será transmitido pelo canal a cabo Sportv a partir da 1h da madrugada de sábado para domingo.