Topo

MMA


UFC estreia na Suécia com volta de Thiago Silva após suspensão; 'Caveira' tenta embalo

Thiago Silva, Paulo Thiago e Diego Nunes representam o Brasil no card principal - Divulgação e PVT
Thiago Silva, Paulo Thiago e Diego Nunes representam o Brasil no card principal Imagem: Divulgação e PVT

Do UOL, em São Paulo

13/04/2012 06h00

Em mais um passo da expansão do UFC, o maior evento de MMA da atualidade estreia neste sábado na Suécia. Em um card sem nomes do alto escalão mundial, a programação acabou contando com atrativos para os brasileiros: três lutadores do país estão entre os protagonistas, incluindo o policial do Bope Paulo Thiago, que vem de vitória no UFC Rio, e no combate principal Thiago Silva, que retorna de uma suspensão enfrentando um atleta da casa.

Depois de cerca de um mês sem eventos, em uma pausa do Ultimate - principalmente devido à estreia das edições dos EUA e do Brasil do reality show The Ultimate Fighter - o UFC da Suécia (às 13h, horário de Brasília) serve como um “aquecimento” para a próxima semana, quando acontece a edição UFC 145. Nela, Jon Jones põe o cinturão dos meio-pesados em jogo contra Rashad Evans, ex-campeão e seu antigo companheiro de treinos.

Como é comum em seus novos mercados, a organização apostou em muitos nomes da casa, até como forma de chamar a atenção do público sueco. Entre eles está Alexander Gustafsson, meio-pesado que faz o combate principal contra Thiago Silva. O rival original seria Rogério Minotouro, que se lesionou e teve de deixar o card.

O sueco Gustafsson tem apenas uma derrota na carreira. São 13 vitórias, sendo quatro em série desde 2010, lentamente subindo rumo aos tops dos meio-pesados.

Diferentemente dele, Thiago Silva vive um período nascimento. Ele teve problemas no antidoping no UFC 125, quando havia vencido Brandon Vera. O brasileiro admitiu ter adulterado a amostra de urina que seria usada nos exames e foi suspenso por um ano.

Com 14 vitórias e duas derrotas na carreira, Thiago antes do combate com Vera vinha de dois revezes em três combates. Agora, tem a chance de reiniciar a subida pelo sonho do cinturão do UFC.

“Foi um período difícil, mas o usei para cuidar de mim. Estou muito melhor agora, porque estou 100% fisicamente, e isso é o que importa. Quero ser o melhor do mundo”, afirmou o brasileiro, ao MMAJunkie.

Caveira tenta segunda vitória seguida

Na terceira luta em importância da noite, um policial do Bope de Brasília entrará no octógono. É Paulo Thiago, que divide seu trabalho no batalhão com os treinos de MMA. O brasiliense ficou ainda mais conhecido no UFC Rio, quando entrou no octógono com a música tema de “Tropa de Elite”, e encerrou uma série de duas derrotas seguidas.

A intenção agora é embalar. Uma sequência de vitórias pode voltar a colocar o brasileiro entre os melhores entre os meio-médios. Mas o rival pode ser perigoso. Primeiro lutador do Afeganistão no UFC, Siyar Bahadurzada é conhecido pelo poder de nocaute e estreia no evento vindo de cinco triunfos seguidos.

Também pelo card principal, o gaúcho Diego Nunes pega o alemão de origem russa Dennis Siver entre os pesos pena. O brasileiro tem três lutas no UFC e vem de uma vitória contra Manvel Gamburyan, em dezembro, tentando firmar seu espaço na categoria que tem José Aldo como campeão.

PALCO DO UFC NA SUÉCIA É MARCO DA ARQUITETURA

Além do espetáculo no octógono, o público sueco terá outra grande visão no UFC deste sábado. Isso porque o local escolhido para as lutas é a Ericsson Globe Arena, famosa pelo seu formato esférico. A arena recebe esportes e shows, e desta vez teve o ringue armado para receber os lutadores e um público de até 16 mil pessoas.

Por ser um novo mercado do Ultimate, a expectativa é de casa cheia no local, que já teve shows como os de U2 e Paul McCartney, só para citar alguns.