Topo

MMA


Belfort vê covardia em superluta com GSP: 'Anderson deve buscar desafios mais altos'

Anderson Silva e Vitor Belfort se encararam em 2011, e o Spider se deu melhor - Josh Hedges/Zuffa LLC
Anderson Silva e Vitor Belfort se encararam em 2011, e o Spider se deu melhor Imagem: Josh Hedges/Zuffa LLC

Maurício Dehò

Do UOL, no Rio de Janeiro

28/08/2012 06h00

Um dos duelos mais aguardados dos últimos anos, a superluta entre os campeões do UFC Georges St-Pierre e Anderson Silva está cada vez mais perto de acontecer. No entanto, um encontro entre o meio-médio canadense e o peso médio brasileiro não é unanimidade. Para o veterano carioca Vitor Belfort, a diferença de tamanho entre eles faria do combate injusto e um real desafio para o Spider seria voltar a subir de peso e lutar entre os meio-pesados.

“Anderson enfrentando o GSP eu não acho justo. É uma diferença de peso e altura muito grande e seria covarde a meu ver, não desmerecendo o GSP”, analisou Vitor Belfort. Anderson costuma pesar cerca de 100 kg fora de competição, e vai para a pesagem com 84 kg. O canadense, por sua vez, luta no peso até 77 kg e não costuma passar de 84 kg normalmente.

Curiosamente, a declaração de Vitor sobre isso aconteceu na última semana, no Rio de Janeiro, antes de toda a novela do UFC 151, que o tornou desafiante de Jon Jones. Para o veterano, ex-campeão dos meio-pesados, Anderson Silva deveria estar mirando justamente o rival que o próprio Belfort terá no dia 22 de setembro: Jones.

“O que eu acho é que deveriam lutar Anderson Silva e Jon Jones”, comentou Belfort, em um almoço no último dia 21 com a imprensa no Rio, quando promovia a agora cancelada luta contra Alan Belcher no UFC 153, em outubro.

“Todo mundo quer ver Anderson x Jones, até porque os estilos são parecidos. O Anderson precisa almejar algo grande, se eu fosse ele, buscaria algo que me desafiasse. Em vez de descer de peso, eu subiria. Como ele dominou a categoria, faz muito mais sentido subir de peso, e não lutar abaixo”, completou ele, que depois de toda a reviravolta acontecida no Ultimate agora é rival de Jon Jones em substituição ao lesionado Dan Henderson.