Topo

MMA


'Funileiro' do UFC conta segredos das bandagens e ensina a brasileiros sua profissão

Duran é o principal cutman do UFC, e tem papel importante na segurança dos lutadores - Divulgação
Duran é o principal cutman do UFC, e tem papel importante na segurança dos lutadores Imagem: Divulgação

Evandro Lopes, Maurício Dehò e Samuel Cabral

Do UOL, no Rio de Janeiro

12/11/2012 06h00

Em meio à enorme trupe que o UFC movimenta em cada evento, um senhor de origem mexicana e um bigode grisalho sempre chama a atenção. É Jacob “Stitch” Duran, um profissional com um dos cargos mais importantes da organização, o de cutman. Sua função é cuidar dos ferimentos causados nos lutadores, entre os rounds e depois das lutas. Antes delas, ele também faz os preparativos, como as bandagens sob as luvas.

CONHEÇA MAIS DE JACOB STITCH DURAN

  • 'Funileiro' do UFC conta casos do octógono e relação paterna com brasileiros LEIA MAIS

No último mês, aproveitando a presença para o UFC Rio 3, Stitch realizou seu primeiro workshop no Brasil. A iniciativa, em parceria com o árbitro Mario Yamasaki - famoso pelo trabalho no Ultimate -, teve como intuito começar a educar os interessados em adentrarem no crescente mundo do MMA.

Além dos detalhes práticos da profissão de cutman, que incluem aspectos médicos para se garantir a segurança dos lutadores, ele mostrou os segredos de suas bandagens, proteção importante feita sob as luvas para evitar fraturas no punho.

Stitch ministrou o curso na XGym, academia em que nomes como Anderson Silva e Erick Silva treinam, e teve 25 alunos para a aula inaugural. O veterano norte-americano, que também trabalha com boxe e outros eventos de MMA, falou da importância de se criar uma base.

“Fiquei surpreso com a presença de tantas pessoas neste primeiro curso. O Brasil é um dos meus lugares favoritos e, como o MMA tem crescido muito, quero poder ensinar o meu trabalho para quem se interessa em seguir o esporte como profissão. Educar é o que faço desde o início da minha carreira”, afirmou Stitch.