Topo

MMA


Wanderlei Silva diz que substiturá sueco machucado no UFC na Suécia

Maurício Dehò

Do UOL, em São Paulo

01/04/2013 20h14

O brasileiro Wanderlei Silva provou mais uma vez o motivo de ser um dos queridinhos do UFC. O veterano afirmou que aceitou ser o novo protagonista do UFC na Suécia, que ficou desfalcado da estrela de sua luta principal: o meio-pesado Alexander Gustafsson foi cortado do evento, devido a um corte no rosto sofrido durante os últimos dias de treinamento. Assim, o curitibano foi convidado e fará a luta principal neste sábado, em Estocolmo, diante do ex-campeão do Strikeforce Gegard Mousasi.

Em contato com o UOL Esporte, Wanderlei Silva confirmou a notícia. Questionado se não era mais um “causo” de 1º de abril, deu risada: “Me diga, quem os caras iam conseguir de substituto com menos de uma semana para a luta? Já estou organizando toda a papelada para viajar e fazer essa luta”, afirmou Wanderlei, ex-campeão do Pride e uma das grandes estrelas do Ultimate.

“O Joe Silva acabou de me ligar, disse que eles falaram com três caras, e ninguém quis a luta”, explicou o veterano de 36 anos. “Eu tenho um valor fixo com o UFC e eles me ofereceram mais 70%. Eu falei: ‘nem precisava’. Para mim, é uma oportunidade. Imagina se eu faço o que fiz com o (Brian) Stann.”

Ainda sem uma confirmação oficial, Mousasi respondeu ao brasileiro no Twitter: “Hey, sr. Silva. Se é verdade e você está pronto para me enfrentar, então eu aceito a luta. Seria uma honra. Muito respeito por você.”

Wanderlei nunca teve uma carreira regular dentro do UFC e, pela organização, soma cinco derrotas e apenas quatro vitórias. Ainda assim, ele vem de uma grande apresentação contra o norte-americano Brian Stann, lutando como meio-pesado, quando conseguiu o nocaute no segundo round, em março, no Japão.

Mais uma vez, ele se apresentará no meio-pesado. “Eu não tive nenhuma lesão na última luta, então me mantive treinando. Agora é só dar aquela lapidada. Estou com 101 kg agora, não tem problema para eu chegar nos 93 kg da categoria”, adicionou o lutador. “Estou me sentindo superbem, e não é qualquer um que eles poderiam colocar num evento desse, com essa urgência.”

A informação de que Alexander Gustafsson poderia ser cortado do evento foi noticiada pela imprensa sueca no domingo, reportando que o meio-pesado sofreu um ferimento sobre o olho esquerdo em um sparring no sábado e que ele dificilmente poderia se recuperar a tempo do combate com Mousasi, uma semana depois.

O UFC desmentiu o cancelamento do combate, e Dana White disse ao site MMAJunkie que ainda estavam sendo feitos esforços para manter o astro da casa na luta principal do evento na Suécia.

Gustafsson é o principal astro da Suécia no MMA, e sua saída da luta principal seria uma tragédia para o evento. Só a entrada de uma estrela às vésperas da luta - algo difícil de acontecer - salvaria a noitada, como Wanderlei Silva promete fazer.

O UFC deste sábado, em Estocolmo, começa às 11h50 (de Brasília), com o card preliminar. O card principal está marcado para as 15h, com acompanhamento do Placar UOL.