Topo

MMA


Após vencer em 19s, lutador é suspenso do UFC por criticar atleta transexual

Fallon Fox foi liberada para lutar contra mulheres - Divulgação
Fallon Fox foi liberada para lutar contra mulheres Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

08/04/2013 20h43

Após derrotar Phil de Fries em apenas 19 segundos no UFC on Fuel 9 no último sábado, Matt Mitrione foi suspenso pela organização. Segundo o site MMA Fighting, a direção do evento decidiu punir o atleta pelas críticas feitas em relação a lutadora transexual Fallon Fox. Após sua luta, Mitrione comentou sobre a atleta e não a poupou de críticas.

“Ela não é ele. Ele é ele.  Ele é cromossomicamente um homem. Ele teve uma mudança de gênero, não teve uma mudança de sexo. Ele ainda é um homem. Ele era um homem de 31 anos. Isso são poucos anos mais novos do que eu. Ele é um homem. Seis anos tomando drogas de desempenho, você acha que vai mudar tudo? Isso é ridículo”, falou.

“Aquilo é uma mentira, doente, sociopata maluco, uma aberração nojenta. Eu quero dizer isso, porque você mentiu em sua licença para bater em mulheres. Isso é nojento. Você devia estar constrangido. É uma vergonha para nós como lutadores, como um esporte, e todos nós devemos protestar contra isso”, completou.

Em um comunicado oficial, o UFC se disse horrorizado e informou que o atleta estava sendo suspenso por ter feitos comentários homofóbicos. Segundo a entidade, esse tipo de declaração é ofensivo e inaceitável e o contrato de Mitrione ficará suspenso para investigação sobre o caso. O UFC ainda ressaltou que é aliado da comunidade LGBT e espera que todos seus atletas respeitem os outros com dignidade.

Fallon Fox, de 37 anos, passou por uma cirurgia de mudança de sexo em 2006 e foi liberada pela Comissão Atlética da Flórida para competir contra uma mulher no Championship Fighting Alliance (CFA), que acontecerá no fim de maio.