Topo

MMA


No UFC das bizarrices, médico vê risco de infecção em dedão de Jones

Jorge Corrêa e Maurício Dehò

Do UOL, em São Paulo

29/04/2013 06h00

Com duas estrelas do nível de Jon Jones e Chael Sonnen, o UFC 159 trouxe enorme expectativa para o último sábado. Mas o card em Nova Jersey acabou se destacando por outros “causos” que tiveram pouco a ver com nocautes, finalizações e bons combates de MMA, que seriam os assuntos esperados para virarem notícia nos dias seguintes às disputas. A noitada foi marcada é pelas bizarrices variadas.

Não foram poucos eventos com desfechos esquisitos. A começar pela grave lesão no dedão do pé esquerdo de Jon Jones, que venceu por nocaute Chael Sonnen sem ter percebido o risco de ter sido eliminado da luta devido ao problema. Mais grave ainda, o norte-americano demorou a ser tratado e terá sorte de não pegar uma infecção, de acordo com o médico norte-americano Johnny Benjamin, colunista do site MMAJunkie.

A noite ainda teve outros dedos como protagonistas: foram duas dedadas no olho, sendo a mais grave no norte-americano Alan Belcher, pela penúltima luta do card, e um dedão da mão luxado, do havaiano Yancy Medeiros, que defendia-se de queda quando se apoiou de mal jeito e rendeu outra cena nada agradável.

Nem mesmo o tradicional locutor Bruce Buffer se safou da “zica”. Ele tinha o papel bem simples de anunciar o vencedor de uma luta por finalização, mas trocou nomes e teve de se corrigir rapidamente para evitar maiores complicações.

Veja um resumo dos “incidentes” mais marcantes do UFC 159:

O dedão de Jon Jones

  • Jon Jones atacou Sonnen, o derrubou e fechou a luta no ground and pound. Saiu festejando, cumprimentou seus técnicos, ouviu o anúncio da vitória e ao fingir alguns golpes antes da entrevista pré-luta, percebeu algo muito errado. Seu pé esquerdo escorria sangue e o dedão apontava para um lado nada usual. O UFC 159 foi bizarro, mas a lesão de Jones, quando ele apenas apoiava o pé e fazia força contra Sonnen superou qualquer enredo de ficção. Some a isso o fato de a luta ter sido encerrada a apenas 27 segundos do fim do primeiro round. Se o combate tivesse avançado até o intervalo, fatalmente Jones perceberia o problema e a luta seria encerrada, com Sonnen se tornando o novo campeão.

VEJA OS MELHORES MOMENTOS DO COMBATE

Médico alerta: demora gerou grande risco de infecção

  • Em vez de ser encaminhado rapidamente para o vestiário - e até para o hospital - Jones parou no octógono para dar entrevista sentado em um banquinho e demorou a receber tratamento adequado. Para o médico e colunista do MMAJunkie Johnny Benjamin, a atitude do lutador e do próprio UFC foram pavorosas: "Jones rodou com seu osso exposto em uma jaula suja, em que dezenas de sapatos passaram, espalhando bactérias. Infelizmente permitiu-se que ele desse entrevistas, fosse ao vestiário e só então levasse os pontos. Tenho uma pergunta: onde estava o cirurgião ortopédico ou diretor médico do UFC? O futuro de Jones é fácil de prever: será brilhante, contanto que não pegue uma grave infecção.”

O papel de um locutor é muito fácil quando ocorre um nocaute ou finalização. Não é preciso anunciar um vencedor na somatória dos pontos, é só confirmar o que todos viram. Mas até o tradicional Bruce Buffer tem seus dias de gafe. Se no UFC 158 ele anunciou a penúltima luta como a principal, desta vez foi pior: ele deveria anunciar a vitória por finalização de Pat Healy sobre Jim Miller, mas trocou as bolas. “E o vencedor, por finalização… Jiiim Miller… Não, desculpe! Paaat Heaaaly”, gritou ele, corrigindo-se rapidamente após deixar o vencedor com cara de assustado.

Dedada no olho, parte 1: árbitro se precipita

  • A primeira dedada no olho do UFC 159 foi no card preliminar. Em duelo de dois ex-Strikeforce, Ovince St. Preux acertou a vista de Gian Villante. O problema é que Villante disse no mesmo instante que não estava enxergando e o árbitro encerrou a luta. A decisão foi precipitada: Villante logo protestou, disse que estava enxergando e nenhum médico foi consultado para definir o que fazer na situação. O resultado foi um anticlímax e vitória para St. Preux.

Dedada no olho, parte 2: por sorte, apenas 8 pontos na pálpebra

  • A segunda dedada veio no card principal, na aguardada luta de pesos médio entre Michael Bisping e Alan Belcher. O combate foi morno e acabou pior ainda: Bisping acertou o rival, que caiu sangrando no rosto e reclamando de muitas dores no olho. Foi mais um combate encerrado por decisão médica e, por sorte, não houve nenhum problema mais grave com o norte-americano: "Estou bem. Acabei de voltar de tomar oito pontos na pálpebra", tranquilizou, no Twitter.

Dedão - agora da mão - em ângulo desagradável

  • Não foi uma boa noite para ser um dedo, já ficou comprovado. O último episódio que temos é o de Yancy Medeiros. Ele encarou o russo Rustam Khabilov, famoso por ter nocauteado um rival com uma queda. Portanto, Medeiros estava ligado na defesa de quedas. Ele não contava apenas que, ao ser jogado em uma das vezes, seu dedão da mão direita se virasse em ângulo nada agradável na hora de se apoiar no chão. Ele logo avisou o rival do problema ao árbitro e teve de abandonar a luta. O melhor foi a frase do vencedor, Khabilov: "Meu trabalho é derrubar o cara; como ele pousa, é problema dele.

Mulheres ouvem primeira vaia, mas McMann as cala

  • O UFC chegou à sua terceira luta feminina com os fãs empolgados pelas duas apresentações anteriores. Mas o combate entre Sara McMann e Sheila Gaff começou um pouco mais morno e algumas vaias soaram. Parece que a reação foi combustível para McMann, que dominou Gaff no chão, prendeu seus braços e, no ground and pound, obrigou o árbitro a encerrar a luta mais cedo.

Brasileiro "vence" round, mas critica árbitro lateral

  • O especialista em jiu-jítsu Vinny Magalhães chegou confiante para encarar Phil Davis, após semanas de provocações, mas acabou dominado. A derrota por pontos veio com este resultado nas papeletas: 30-27, 30-27 e 29-28, indicando que um árbitro lateral deu a vitória de um dos rounds para Vinny. Nem o brasileiro entendeu: "Um árbitro maluco deu um round para mim... Eu perdi os todos três, com justiça". O brasileiro ainda deixou de lado a intriga com Davis, também via Twitter: "Phil Davis, eu não 'desgosto' mais de você. Você fez um bom trabalho."

GORDINHO ROY NELSON NOCAUTEIA COM SOCAÇO