Topo

MMA


UFC suspende lutador por seis meses após doping por maconha

Robbie Peralta (d) e Akira Corassani se enfrentaram no UFC on Fuel 9 - Divulgação
Robbie Peralta (d) e Akira Corassani se enfrentaram no UFC on Fuel 9 Imagem: Divulgação

Das agências internacionais

Em Nova York (EUA)

01/05/2013 13h10

O UFC anunciou a suspensão de Robbie Peralta por seis meses. O teste antidoping realizado pelo lutador norte-americano durante o UFC on Fuel 9, realizado no começo deste mês, deu positivo para maconha.

Peralta, de 27 anos, fez uma das lutas do card principal do evento. Por decisão unânime dos juízes, ele foi derrotado pelo sueco Akira Corassani, em combate válido pela categoria dos pesos pena.

“A organização do UFC tem uma política restrita e consistente contra o uso de qualquer tipo de substância ilegal e/ou drogas, estimulantes ou agentes que mascarem doping para melhorar o desempenho”, informou a entidade em comunicado oficial.

Além da suspensão, Peralta concordou em frequentar um programa de reabilitação para o uso de drogas. Passado o período da punição, o lutador será submetido a um novo exame antidoping para ser readmitido.

Outros lutadores do UFC já foram flagrados no exame antidoping por uso de maconha. Após ser finalizado por Rodrigo Minotauro no UFC Rio 3 em outubro do ano passado, o peso pesado norte-americano Dave Herman foi suspenso, participou de um programa de reabilitação e já obteve permissão para voltar ao octógono.

Nick Diaz, usuário assumido de maconha, foi suspenso por um ano após o UFC 143. Ele já havia sido punido pelo mesmo motivo em 2007, quando ainda estava no Pride.

MEDALHISTA OLÍMPICA É SUSPENSA POR 10 ANOS POR DOPING

  • A Federação Russa de atletismo (VFLA) suspendeu Darya Pishchalnikova por dez anos. Um exame antidoping realizado em maio de 2012 pela medalhista olímpica no lançamento de disco deu positivo para o uso de oxandrolona, um esteroide anabólico. Darya, prata nos Jogos Olímpicos de Londres, nega o uso de qualquer tipo de substância ilícita. LEIA MAIS