Topo

MMA


Lutador do UFC admite uso de maconha e devolverá bônus de US$ 130 mil

Pat Healy foi flagrado no exame antidoping após vitória sobre Jim Miller no UFC 159 - Josh Hedges/Zuffa LLC/Zuffa LLC/Getty Images
Pat Healy foi flagrado no exame antidoping após vitória sobre Jim Miller no UFC 159 Imagem: Josh Hedges/Zuffa LLC/Zuffa LLC/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

15/05/2013 07h25

O UFC mais uma vez vê um de seus lutadores se envolver com doping. Pat Healy admitiu o uso de maconha antes do UFC 159 e revelou que seu exame antidoping realizado após o evento deu positivo. Ele foi suspenso por 90 dias, de acordo com um dos representantes do lutador em contato com o site MMA Junkie.

No dia 27 de abril, Pat Healy derrotou Jim Miller, em luta realizada em Nova Jersey. O UFC não se manifestou sobre o caso de doping do lutador, o último de uma série de casos que explodiram no MMA.

O lutador da categoria peso leve divulgou um comunicado oficial no qual se desculpa pelo doping. “Gostaria de começar pedindo desculpas ao UFC, a Jim Miller, à comunidade do MMA e seus fãs, minha família, meus companheiros e treinadores por meu teste positivo para maconha após o UFC 159. Tenho consciência da política do UFC contra o uso de drogas e fiz escolhas erradas”, afirmou Healy.

Phil Claud, treinador de Healy, lamentou o episódio. “Trabalho como técnico há muito tempo e nunca um dos meus atletas havia dado positivo em um exame antidoping. Acredito que Pat cometeu um erro. Ele venceu um dos melhores lutadores do UFC e acho que a maconha não teve influência alguma no resultado. Continuarei o apoiando”, disse.

Healy, de 29 anos, havia recebido dois bônus (US$ 130 mil no total) por sua vitória sobre Miller: melhor finalização e luta da noite. Devido ao caso de doping, ele perdeu o prêmio.Seu desempenho também o colocou entre os mais bem cotados de sua categoria.

UFC SUSPENDE LUTADOR POR SEIS MESES POR USAR MACONHA

  • O UFC anunciou a suspensão de Robbie Peralta por seis meses. O teste antidoping realizado pelo lutador norte-americano durante o UFC on Fuel 9, realizado no começo deste mês, deu positivo para maconha. Peralta, de 27 anos, fez uma das lutas do card principal do evento. Por decisão unânime dos juízes, ele foi derrotado pelo sueco Akira Corassani, em combate válido pela categoria dos pesos pena. LEIA MAIS