Belfort completa trinca de chutes de cinema no UFC e é exaltado como "demolidor"

Do UOL, em São Paulo

Veja Também

O chute rodado de Vitor Belfort na cabeça de Luke Rockhold, no último sábado, no UFC Jaraguá, já é considerado "de cinema" e, sem dúvidas, ficará entre os mais marcantes golpes do ano no UFC. Porém, ele não é novidade, e é comparada a outros dois chutes na cabeça que fizeram história no MMA.

Belfort, aos 36 anos, mostrou em Santa Catarina que ressurgiu para o MMA. O nocaute veio no primeiro round, com o chute no queixo do rival. Rockhold caiu praticamente desacordado e ainda teve que aguentar mais dois golpes de Vitor, antes do árbitro parar a luta.

O movimento de Belfort foi bastante similar ao de Edson Barboza no UFC Rio 2, em 2012. Barboza, no dia 15 de janeiro daquele ano, levantou o público da HSBC Arena com um chute digno de filmes de Hollywood.

Usando sua experiência no muay thai, o brasileiro acertou a cabeça do inglês Terry Etim, que caiu paralisado no octógono, no terceiro round da luta. O chute levou o prêmio de nocaute no ano no "Oscar do MMA", o MMA Awards, entregue no começo deste ano.

O chute que completa a "trinca de cinema" foi protagonizado por Uriah Hall, o "Homem-Ambulância" do TUF 17 nos EUA. Em combate contra Adam Cella, Hall surpreendeu com um chute espetacular na cabeça do rival.

E era só a primeira luta do competidor na casa do programa. Cella caiu desacordado e teve que ir para um hospital. O golpe rendeu o prêmio de  melhor nocaute do TUF para Hall - só que o americano perdeu a final, para a zebra Kelvim Gastelum.

A imprensa internacional também se surpreendeu com o espetacular chute de Belfort em Jaraguá. Na ESPN dos Estados Unidos, o golpe liderou o top 10 do programa com os principais fatos do esporte no dia.

O canal, aliás, deu a manchete de MMA em seu portal para Belfort, com o título "Continua a chutar". "Belfort nos lembra porque ele continua a ser um candidato ao cinturão dos médios ao derrubar Luke Rockhold com um demolidor chute rodado", escreveu o site.

Veja os três golpes nos vídeos abaixo:

Já o portal Yahoo colocou que o chute "será, com certeza, um dos principais e mais lembrados momentos do UFC pelos próximos anos", e fez a pergunta: "Será esse nocaute motivo para que Belfort volte a lutar pelo cinturão?" - lembrando que o dono o título na categoria é Anderson Silva.

O USA Today lembrou que Belfort é mais conhecido por seus golpes velozes com as mãos, e não com os pés. O jornal é outro que acredita que a vitória de Belfort deve colocá-lo para disputar o cinturão em pouco tempo.

Continuando o tópico cinturão, o Bleacher Report diz que a vitória de Belfort "causa problemas" na disputa pelo título. Como o brasileiro vem de vitória sobre Michael Bisping, para o portal ele seria o principal candidato no momento a encarar Anderson Silva, mas como já foi derrotado pelo melhor da modalidade anteriormente, acredita ser difícil que Silva aceita uma revanche.

O portal Sherdog é mais um que coloca Belfort como futuro candidato ao cinturão, e acredita que o Spider terá que aceitá-lo como desafiante novamente. "Espetacular", disse o site sobre Belfort.

Se depender da imprensa, Belfort entrará no octógono em seu próximo combate para tentar o cinturão. Basta saber quem sairá vencedor, em julho, da luta de Silva contra Chris Weidman, em Las Vegas.

 

Vitor Belfort
Vitor Belfort

Notícias relacionadas



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos