Topo

MMA


Dana defende Belfort e diz que lutador está sendo perseguido por uso de TRT

Dana White durante entrevista antes do UFC 160 - Evelyn Rodrigues
Dana White durante entrevista antes do UFC 160 Imagem: Evelyn Rodrigues

Evelyn Rodrigues

Do UOL, em Las Vegas

23/05/2013 19h19

O presidente do UFC, Dana White, saiu em defesa de Vitor Belfort durante coletiva de imprensa em Las Vegas, que aconteceu nesta quinta-feira no MGM Grand Hotel e Cassino.

Questionado pelo UOL Esporte sobre o que achou da proporção que o uso da Terapia de Reposição Hormonal feita por Belfort tomou após a sua vitória no UFC Jaraguá, Dana disse que o lutador está sendo perseguido pela imprensa e pelos fãs.

“Ouça, toda essa história de TRT com o Vitor está tomando uma proporção tão grande, e as pessoas estão perseguindo ele. Tem outros caras aqui que fazem uso de TRT. É um tratamento legal e todo mundo sabe disso. Vitor Belfort foi testado durante todo o treinamento para aquela luta. Estamos aguardando os resultados chegarem e eu tenho certeza de que vai estar ok”, disse o chefão do UFC.

“Vitor foi testado indo para aquela luta. Vocês sabem como o Vitor é, ele não quer isso, ele está alterado e irritado. Eu não gosto de TRT, não sou fã, não gosto mesmo. Eu disse que todos esses caras seriam testados, e o Vitor foi. Ele seguiu as regras e fez o que deveria fazer”, completou.

Dana ainda saiu em defesa da Comissão Atlética brasileira, que foi bastante contestada pela mídia internacional depois do duelo, justamente pelo fato de o esporte no Brasil ainda ser considerado novo. “A comissão no Brasil não é nova, o que acontece é que é a mesma comissão que impediu o Gustafsson de enfrentar o Gegard na Suécia. Para mim, isso tudo é uma conspiração de merda. Vitor Belfort seguiu as regras e fez tudo aquilo que ele deveria ter feito. Eu não gosto disso, mas é legal”, declarou.

O presidente do UFC também garantiu que o "Fenômeno” é um dos desafiantes principais da divisão dos médios e que pode sim ter nova chance ao título de Anderson Silva. “Vitor pareceu muito bem. Aquele foi um chute rodado do mau. Ele pareceu incrível. É um desafiante top agora”, afirmou, explicando que não está preocupado com os boatos de que essa luta teria que acontecer no Brasil, já que a Comissão Atlética de Nevada e outras comissões dos EUA são bem mais rigorosas na liberação de autorização para atletas fazerem uso da TRT, especialmente aqueles que já foram pegos no exame antidoping alguma vez.

“Por que Nevada teria problema (em liberar a licença para o Vitor)? Ele não vai ter problema de licença porque está fazendo uso de TRT. A forma como eles querem fazer é com eles, mas nós não vamos impedir o Vitor de lutar em lugar nenhum.  Ele lutou no Brasil porque vende bem lá”, justificou.

“Eu disse para todo mundo que usa TRT, não só para o Vitor: Talvez se você precisa fazer uso de TRT, porque você está muito velho para continuar lutando. O que eu não gosto é que os caras usam essa exceção do tratamento de forma a exagerar durante o treino e aí voltam aos níveis normais de testosterona antes da luta. É isso que eu não gosto, que eu não quero e é por isso que estamos testando esses caras. Não pense que eu deixo os caras fazerem isso para eles não se aposentarem. Há regras”, completou.

Sobre o futuro de Belfort, Dana deixou em aberto: “Não há planos agora, mas faria sentido se ele lutasse pelo cinturão na sequência”.