Topo

MMA


Técnicos culpam edição e tentam minimizar pegadinhas polêmicas do TUF

Maurício Dehò

Do UOL, em São Paulo

03/06/2013 15h16

Se há uma coisa que a maior parte dos lutadores gosta de mostrar é a relação da disciplina e respeito com as artes marciais, fugindo da imagem violenta das lutas. No entanto, as pegadinhas que rechearam os episódios do TUF Brasil 2 causaram polêmicas com seu forte teor e algumas vezes até agressividade. Os treinadores Rodrigo Minotauro e Fabrício Werdum procuraram minimizar as brincadeiras: culparam a edição por dar mais atenção a elas do que aos treinos e defenderam que foram brincadeiras saudáveis.

Durante todo o reality show do UFC, que será encerrado sábado com a final em Fortaleza, Time Nogueira e Time Werdum trocaram provocações e momentos até perigosos: estouro de bombas e fogos de artifício, guerra de comida e cadeiras e colchões jogados na água, deixando todos dormirem no chão. Para parte dos telespectadores, alguns dos eventos foram longe demais. Para os técnicos, nem tanto.

Minotauro e Werdum alfinetaram a edição. “O programa teve muito treino, Teve gente que criticou a edição, mas outros gostaram das brincadeiras. O programa é muito exaustivo, nós tínhamos que fazer algo para descontrair”, defendeu Werdum, que sempre esteve no centro das polêmicas. “Acabou que deram ênfase nisso, mas todos têm que saber que houve muito treino, a disciplina da arte marcial estava ali e a rivalidade aparecia na hora certa.”

O baiano concordou com o rival deste sábado. “Foi muito mais treino do que pegadinhas. A gente treinou cerca de 120 horas, duro. Não achei que foram coisas agressivas, nada fugiu do controle”, disse Minotauro, que teve papel menor nessas brincadeiras e admitiu que ficou com medo de levar uma cadeirada em uma delas. “Imagina se pega, machuca!”.

A mudança de tom da edição e do próprio comportamento dos participantes entre a primeira e a segunda edição foram claras durante a temporada. As maluquices de lutadores como Ninja, Patolino e Yan Cabral acabaram roubando a cena em relação aos treinos e algumas vezes às próprias lutas.

O TUF Brasil 2 Finale acontece neste sábado, em Fortaleza, com o duelo de técnicos Minotauro x Werdum na luta principal. A decisão do reality show terá William Patolino contra Léo Santos, sendo que este último entrou como substituto no card: o finalista original, o argentino Santiago Ponzinibbio, lesionou a mão na semifinal contra o próprio Léo e não se recuperou a tempo.