Topo

MMA


Anderson rejeita mudar guarda aberta e diz que nunca disse ser imbatível

José Ricardo Leite

Do UOL, em São Paulo

22/07/2013 06h00

Naturalidade. É assim que o ex-campeão dos médios Anderson Silva encara a repercussão da derrota por nocaute para o norte-americano Chris Weidman, no UFC 162, que custou o cinturão dos médios do UFC.

O lutador que virou referência no esporte nacional, principalmente após a vitória sobre Belfort, em 2011, sofreu um avalanche de críticas de fãs e da imprensa por excesso de confiança na tradicional maneira de lutar de guarda aberta.

Mas Spider disse que não pretende mudar seu estilo com guarda aberta e que os comentários negativos em função da grande expectativa dos fãs por seu histórico de vitórias no maior evento de MMA.

Anderson Silva e Chris Weidman já têm revanche marcada para o dia 28 de dezembro, no hotel MGM, na cidade de Las Vegas, mesmo palco do primeiro combate.

“Eu nunca falei que era imbatível e que era o melhor do mundo”, falou o agora ex-campeão em entrevista ao UOL Esporte após a gravar participação no programa Agora é Tarde, da Bandeirantes.

Durante o programa, Anderson disse que a derrota para o Weidman foi causada por dois motivos, um erro técnico e a falta de calma em cima do octógono.

"Foi um erro e paguei caro, não poderia ter acontecido o que aconteceu. Foi um erro técnico, eu não poderia ter ficado com as pernas paralelas, eu devia ter dado um passo atrás, mas tem toda a tensão que passa durante a luta. Cometi uma série de erros que me levaram ao nocaute", afirmou o brasileiro.

"Não fui para o meu corner e fiquei discutindo com o Weidman. Deveria ter ido para o meu corner e não fiz. Saiu um pouco do controle e perdi a calma", completou.

UOL Esporte - Te assustou a repercussão que deu sua derrota os mais variados comentários feitos?
Anderson Silva - É normal, de certa forma é o carinho e expectativa que as pessoas tinham de ver eu continuar vencendo. Mas eu nunca falei que era imbatível e que era o melhor do mundo. São coisas que acontecem.

UOL Esporte – Que sensação você tem quando ouve que entregou a luta de propósito?
Anderson Silva - Ah, cara, eu fico chateado. Sou brasileiro e represento o Brasil. Eu jamais venderia esse título até porque é um patrimônio brasileiro.

UOL Esporte – Na revanche você vai manter o estilo de guarda aberta e esquiva?
Anderson Silva - É meu estilo de luta. Não tem o que mudar muito.

UOL Esporte – Ficou frustrado por a revanche ser em Las Vesgas? Tentou trazê-la para o Brasil?
Anderson Silva - Isso não é uma coisa que cabe a mim, é uma decisão do Dana (White), Lorenzo (Fetitta), e por motivos técnicos eles decidiram fazer essa revanche em Las Vegas.

UOL Esporte – O que você mudaria da última luta para a próxima?
Anderson Silva - Foi um erro técnico e junto com toda a equipe está sendo visto o que a gente errou. A culpa não foi de ninguém, foi exclusivamente minha e assumo a culpa. Foi um erro técnico que tem que ser corrigido.

UOL Esporte – O Weidman te surpreendeu em alguma coisa na luta?
Anderson Silva - Não, Nada.

UOL Esporte – Foi seu erro que fez ele vencer?
Anderson Silva - Foi um erro técnico que custou a vitória