Topo

MMA


Plano A de Barueri, Arena espera ter 1º UFC em estádio do Brasil em 2014

Maurício Dehò

Do UOL, em Barueri (SP)

21/08/2013 13h56

O UFC estreia em Barueri, na Grande São Paulo, no dia 9 de outubro, no ginásio José Corrêa, com capacidade para cerca de cinco mil pessoas para acompanharem ao duelo entre Demian Maia e Jake Shields. Mas o plano inicial da cidade era mais audacioso. O primeiro local oferecido ao Ultimate foi a Arena Barueri, e o estádio de futebol segue nos planos para sediar uma noitada de MMA em 2014.

Secretário de esportes do município, o ex-jogador de futebol Paulo Sérgio Nascimento explicou a negociação em visita ao ginásio. E esclareceu que, por sorte, a cidade receberá antes do esperado o UFC.

“Nós tivemos uma conversa há uns dois meses aqui no Brasil. Depois, mandamos um diretor ir aos EUA ver a luta do Anderson Silva e conversar com os responsáveis. Tudo isso era um projeto para 2014, na Arena Barueri, mas eles deram a liberação para começarmos essa parceria já este ano, aqui no ginásio José Corrêa”, explicou ele.

A confirmação do ginásio não tira as chances de a Arena receber o Ultimate, de acordo com ele. E pelo contrário. “O projeto da Arena ainda existe, demos o sinal verde para o UFC, para fazermos na Arena no próximo ano. Mas vamos viver este primeiro evento e depois pensar no futuro”, disse Paulo Sérgio.

O secretário afirmou que estima que o público do UFC na Arena Barueri poderia chegar a 30 mil pessoas. O estádio tem capacidade para 32 mil, mas, por causa da cobertura do octógono, teria reduzido o número, mesmo com cadeiras no campo.

O UFC nos últimos anos chegou a ter conversas para eventos em estádios. Morumbi e Pacaembu, em São Paulo, e Engenhão, no Rio, foram os mais cotados. Para o futuro, o novo estádio do Palmeiras é muito elogiado pelos dirigentes e é um dos favoritos para ter uma edição do Ultimate.

Paulo Sérgio comentou a importância para a cidade de receber grandes eventos, já que, de acordo com ele, o esporte é um investimento prioritário. “Para nós é muito importante, é muito gratificante ter um grande evento como este, com 145 países conhecendo a nossa cidade. É um fato histórico”, completou.

O secretário ainda comentou a pouca distância entre a Copa Intercontinental de basquete, que acontecerá em 4 e 6 de outubro, mas não se mostrou preocupado com a montagem da estrutura do Ultimate no ginásio, até o dia 9 do mesmo mês.