Topo

MMA


Demian deixa decisão para juízes, decepciona e perde luta polêmica no UFC

Jorge Corrêa, José Ricardo Leite e Rodrigo Farah

Do UOL, em Barueri

09/10/2013 23h19

Em uma luta morna e amarrada, com decisão polêmica, o brasileiro Demian Maia decepcionou a torcida na noite desta quarta-feira e foi derrotado por Jake Shields, no principal combate do UFC Barueri. O americano ganhou em decisão dividida dos árbitros.

"Achei que estava ganhando até o quarto round e no quinto fiquei apenas me defendendo, mas deram para ele a luta", falou o paulista, decepcionado, ao canal Combate, após o combate.

Já o americano preferiu enaltercer o nível do adversário. "Foi um dos mais adversários mais duros que tive, junto com Georges St-Pierre e o Dan Henderson. Ele é um fenômeno. Foi uma luta muito apertada. No quinto round, sabia estava empatado. Eu estava cansado, mas tentei fazer tudo o que podia para mostrar que ainda estava na luta."

Agora, Demian terá que recomeçar seu caminho para novamente ser cotado para fazer uma disputa de cinturão em sua categoria. Ele é o atual quarto colocado do ranking dos meio-médios e havia vencido as três lutas havia feito até esta noite, contra Dong Hyun Kim, Rick Story e Jon Fitch.

Viu o próprio presidente do UFC, Dana White, dizer que poderia ganhar uma chance de disputar o cinturão futuramente caso vencesse Shields nesta noite. O atual campeão, o canadense Georges Saint-Pierre, põe seu cinturão em jogo ainda este ano contra o americano Johny Hendrix.

Demian já fez uma disputa de cinturão na categoria de cima e perdeu por pontos para Anderson Silva quando ainda estava nos médios. No começo de 2012, depois de uma frustrante derrota para Chris Weidman, resolveu mudar de peso.

O brasileiro conseguiu colocar Shields pra baixo logo no começo da luta, mas não encontrou a posição certa para finalizar. Golepou um pouco na cabeça, mas o rival acabou conseguindo se levantar. Logo na sequência, no entanto, o paulista agarrou de novo e conseguir levar pra baixo. Tentou um crucifixo, nas costas do americano, que acabou revertendo a posição e ficou por cima pela primeira vez. Ficou assim até o final.


Shields levou a melhor no round seguinte e conseguiu ficar por cima depois que se os dois se agarram na grade. Mateve a posição sem desferir golpes e só administrou a vantagem. O público chegou a vaiar e protestar pela luta morna.

Houve até um pouco de trocação no começo do terceiro round. Demian chegou a acertar um leve cruzado de esquerda, mas depois já foram para a grade. Shields se levantou, e o brasileiro acertou nova boa sequência e ficou por cima. Passou a golpear o rival na cabeça, ate tomar uma reversão e ficar por baixo no solo. Shields novamente travou o duelo e ouviu vaias até o round acabar.

No quarto round, Shields tentou novamente usar a grade e travar a luta, mas Demian acertou alguns golpes e conseguiu ficar por cima e se aproveitar que o americano estava mais cansado. Ficou por cima até o juiz mandar os dois voltarem a lutar em pé. Depois disso, nada fizeram.

Nada mudou no último e decisivo round. Pouca trocação e busca de quedas e imobilização na grade. Foi o pior de todos os rounds, nada aconteceu e ambos pareciam confiar na decisão dos juízes.