Topo

MMA


Ronda vai ao 3º round, mas aplica 8ª chave de braço e mantém título do UFC

Jorge Corrêa

Do UOL, em Las Vegas (EUA)

29/12/2013 02h54

Pela primeira vez em uma carreira de agora oito lutas, Ronda Rousey foi para o terceiro round – tinha vencido todas até então no primeiro. Mas ela mais uma vez conseguiu sua famosa chave de braço, todas suas vitórias foram dessa maneira, e manteve o cinturão feminino peso galo ao finalizar Miesha Tate no UFC 168.

A luta começou aberta. Para quem achava que Ronda não poderia sair na trocação, ela surpreendeu e partiu para cima de Miesha, que assustou a rival com pelo menos dois diretos que a balançaram. Mas Rousey foi melhor, principalmente nas quedas e nas tentativas de finalização no primeiro round.

A desafiante foi bem nas pedaladas em cima da campeã, que continuava brilhando nas quedas, principalmente naquelas que ela trouxe do judô. As costas de Miesha sofreram muito. Ronda ainda tentou algumas vezes sua clássica chave de braço, mas Tate conseguiu se defender, levando o público ao delírio.

Mas foi no terceiro que round que a história se repetiu. Com poucos segundos do combate, Rousey grudou em Tate e a levou para o chão. Lá, se aproveitando do cansaço da rival, conseguiu a chave de braço com facilidade. Ainda deu tempo para a campeã não cumprimentar a adversária e ouvir muitas vaias por isso.

“Tenho que dar parabéns a Miesha pela luta que ela fez. Pelo o que aconteceu entre nós, eu não pude cumprimentá-la. Ela mexeu comigo, ela tirou alguma coisa de mim”, disse Ronda, seguida por Miesha. “Me surpreendeu um pouco, mas o que ela mostrou nessa noite é que foi melhor que eu. Não tenho desculpas para dar. Ela é a melhor lutadora. Trabalho todos os dias para sempre fazer o meu melhor.”

Browne demole Barnett em 1min

Na única luta entre pesos pesados do UFC 168, uma luta surpreendentemente rápida. Depois de uma tentativa de trocação aberta e queda, Travis Browne mostrou porque é o novo top contender da categoria. Com uma joelhada de encontro, seguida de três cotoveladas na têmporas, ele nocauteou e demoliu o ex-campeão Josh Barnett em apenas 1min.

Travis aproveitou a vitória para cobrar a luta contra o brasileiro Fabrício Werdum. Como o campeão dos pesos pesados Cain Velasquez teve de operar o ombro e deve ficar muito tempo longe do octógono, Browne e o gaúcho devem se enfrentar para ver quem será o próximo desafiante pelo cinturão dos pesados.

Card Principal
Chris Weidman nocauteou Anderson Silva a 1min15 do 2º round
Ronda Rousey finalizou Miesha Tate (chave de braço) a 58s do 3º round
Travis Browne nocauteou Josh Barnett a 1min do 1º round
Jim Miller finalizou Fabricio Camões (chave de braço) a 3min42 do 1º round
Dustin Poirier nocautou Diego Brandao a 4min54 do 1º round

Card preliminar
Uriah Hall nocauteou Chris Leben a 5min do 1º round
Michael Johnson nocauteou Gleison Tibau a 1min32 do 2º round
D. Siver venceu M. Gamburyan por pontos, em decisão unânime dos juízes
J. Howard venceu S. Bahadurzada por pontos, em decisão unânime dos juízes
W. Patolino venceu B. Voelker por pontos, em decisão unânime dos juízes
Robbie Peralta nocauteou Estevan Payan a 12s do 3º round