Topo

MMA


Dana expulsa agressor de Sonnen, e time de americano vence a primeira

Do UOL, em São Paulo

21/04/2014 07h16

Apenas na quinta luta da terceira edição do reality show The Ultimate Fighter Brasil, o time comandado pelo norte-americano Chael Sonnen finalmente conseguiu marcar seu primeiro ponto contra a equipe do brasileiro Wanderlei Silva. Mas mais uma vez, a briga entre os dois - que foi ao ar episódio anterior - chamou mais a atenção que a luta.

O programa começou com Wanderlei Silva indo ao hospital, onde foi detectada uma lesão em sua mão direita, decorrente dos golpes que ele deu em Sonnen. Essa contusão também é um dos motivos do adiamento da luta entre eles. Mas assim que os times foram para a academia, todos foram convocados para uma videoconferência com Dana White.

Como era esperado, o presidente do UFC não perdoou o ocorrido. De cara, expulsou do programa o técnico André Dida, que era assistente do brasileiro e deu diversos golpes em Chael pelas costas. "Eu quero que você deixe o show. Você tem que ir embora! Socar o Chael quando ele estava no chão com o Wanderlei, isso não é o que fazemos neste esporte, e você vai ter que deixar o show. Você deveria ser preso, para ser honesto com você", disse.

Em seguida, o chefão do Ultimate deu nos dois treinadores uma das maiores broncas da história do evento e do reality show.  "Vocês não se gostam, tudo bem. Mas estamos nesta estrada há anos, tentando regulamentar este esporte. Mesmo aí no Brasil, onde tudo começou, as pessoas achavam que o MMA era cheio de 'gorilas', e é exatamente como vocês dois se comportaram."

"Se vocês querem lutar de graça, eu adoraria não ter que pagar, seria ótimo. Vocês são atletas profissionais, ganham muito dinheiro para lutar um contra o outro e finalmente saber quem é o melhor. Se quiserem lutar de graça vai ser maravilhoso, mas eu acredito que vocês não querem fazer isso, certo? Vocês estão em uma competição, sendo mentores de jovens lutadores, mostrando como eles devem agir e vocês dois agiram como idiotas ontem. Parabéns! Me façam um favor? Mostrem respeito pelo esporte, por vocês mesmos e vamos manter isso legal pelo resto da temporada, por favor", completou, aos gritos.

A luta - Com o direito de escolher o combate depois de abrir 4 a 0 nas quatro primeiras lutas do programa, Wanderlei Silva casou o combate de pesos médios entre seu comandado Paulo Borrachinha contra Márcio Lyoto, primeiro escolhido para o time de Chael Sonnen.

Tudo se encaminhava para a quinta vitória da equipe do brasileiro. Borrachinha começou apostando no jogo agarrado e por pouco não conseguiu a finalização por duas vezes, no mata-letão e na guilhotina, mas Márcio conseguiu se defender. Mas essa disputa logo no primeiro round acabou com o gás do dois.

Assim, Lyoto voltou melhor para o segundo período apostando na trocação, principalmente nos chutes baixos. Com isso, o combate foi para o terceiro round. Os dois mal conseguiam ficar em pé de tanto cansaço nos cinco minutos finais. Vantagem para Lyoto, que conseguiu controlar a movimentação e com um knock down, garantiu sua vitória por pontos.

A única preocupação é que o pupilo de Sonnen machucou o pé em um chute e teve de ser encaminhado para o hospital. Se for detectada alguma fratura ou lesão, ele terá de deixar o programa.