Topo

MMA


Novo campeão finda 'síndrome de Corinthians' de seu time com título do UFC

Maurício Dehò

Do UOL, em São Paulo

26/05/2014 08h02

Um time forte e tradicional, que tem vitórias importantes, mas que sofreu por anos para conquistar o título mais importante de sua história, sempre batendo na trave – e algumas vezes contra um rival que é uma pedra no sapato. Essa história é conhecida dos brasileiros. Mas se você pensou no que o Corinthians viveu até conquistar sua Libertadores em 2012, saiba que ela se repetiu no MMA. E quem findou esta síndrome, esta sina, foi o novo campeão peso galo do UFC, TJ Dillashaw, que nocauteou Renan Barão neste fim de semana, em Las Vegas.

Dillashaw é integrante do Team Alpha Male, uma das equipes mais conhecidas no MMA por seu trabalho com lutadores de categorias mais leves. O time foi fundado há dez anos, por Urijah Faber, um dos maiores “vices” do Ultimate: ele disputou cinturão três vezes, duas contra Barão, e perdeu todas elas.

Mas não foi só o dono do time que sofreu. A Alpha Male cresceu e tomou um papel entre os protagonistas do Ultimate, entre os pesos mosca, galo, pena e leve. De seus centros de treinamento saíram Joseph Benavidez, Chad Mendes e, mais discretamente, seu novo astro. Mas, antes de Dillashaw, as derrotas nos momentos decisivos começaram a incomodar tanto, que criaram uma fama pouco agradável.

Faber chegou a ser campeão do WEC, mas a organização nunca foi a de maior fama no mundo do MMA. Já Benavidez, por exemplo, teve duas disputas de cinturão no peso mosca e em ambas foi derrotado por Demetrious Johnson. Chad Mendes encarou José Aldo no Rio de Janeiro e, apesar de ser apontado como um rival de enorme perigo para o manauara, foi nocauteado no primeiro round pelo título dos penas.

Um capítulo que virou fundamental na história da Alpha Male foi o da rivalidade com a Nova União. Os dois são os maiores centros de treinamento para as categorias mais leves. A Nova União, comandada por Dedé Pederneiras, tem em Aldo e Barão suas estrelas e até então estava ajudando a manter a série de derrotas dos norte-americanos.

Tal qual o Palmeiras foi um rival incômodo para o Corinthians em duas Libertadores, a Nova União era uma pedra no sapato – ainda que a sina da Alpha Male fosse ainda maior que esta rivalidade, assim como era a relação Corinthians e Libertadores.

Ainda que Benavidez tenha vencido Jussier Formiga no UFC BH, no ano passado, em lutas de cinturão a Alpha Male ainda sofria nas mãos dos brasileiros: no último encontro antes do UFC 173, Faber foi nocauteado por Barão.

Dillashaw veio mudar essa fama. Com sua vitória, conseguiu enfim colocar a Alpha Male no topo do Ultimate e ainda pode trazer uma injeção de ânimo para que o grupo se mantenha por lá e até cresça sua influência.

Isso porque um novo embate entre Nova União e Alpha Male está marcado: José Aldo vai voltar a enfrentar Chad Mendes em revanche cedida ao norte-americano pelo cinturão dos pesos pena do UFC. O clima certamente já está esquentando para este tira-teima, que acontece no UFC 176, dia 2 de agosto. O palco será o ginásio Staples Center, em Los Angeles.