Topo

MMA


Sonnen assume responsabilidade por doping e será julgado no fim do mês

Do UOL, no Rio de Janeiro

09/07/2014 16h11

Chael Sonnen enviou na última terça-feira uma reposta à Comissão de Nevasa assumindo toda a responsabilidade por ter sido flagrado em duas oportunidades com substâncias ilegais em seu organismo. O americano se colocou a disposição da NSAC, que julgará seu caso no dia 23 de julho, em Las Vegas.

A resposta formal do lutador foi enviada por seu advogado, Jeff Meyer, à comissão, que vai julgar seu caso no dia 23 de julho, em Las Vegas. O site americano MMA Junkie teve uma cópia do documento e divulgou um trecho da carta em que Sonnen admite o erro e se coloca a disposição para o que for necessário.

“Sr. Sonnen não disputa nenhuma das alegações factuais contidas na Reclamação. Sr. Sonnen aceita responsabilidade por suas ações e vai agir em conformidade com a Comissão na rápida resolução deste assunto”, diz a resposta formal de Meyer, de acordo com o site MMA Junkie.

As amostras de sangue e urina do polêmico lutador foram tiradas no dia 5 de junho, na cidade de Portland, quando restavam 30 dias para o UFC 175, no qual o norte-americano enfrentaria o brasileiro Wanderlei Silva em Las Vegas.

A eritropoietina normalmente é utilizada para aprimorar o carregamento de oxigênio pelas células vermelhas aos músculos do corpo, aumentando a resistência e a estamina do usuário. Já o anastrozole, uma droga receitada para tratamento de câncer de mama, pode servir para diminuir o excesso de estrogênio e retenção de água do organismo.

A terceira substância proibida foi a gonadotrofina coriônica humana, que possibilita o reinício da produção de testosterona nos homens, enquanto o hormônio do crescimento estimula a reprodução de tecidos do organismo.

No dia 10 de junho, Sonnen já havia sido flagrado em exame surpresa realizado pela NAC. Na ocasião, afirmou que o uso de tais substâncias faziam parte de um processo pessoal para aumentar a sua fertilidade, uma vez que está tentando engravidar sua mulher, portanto abandonaria o profissionalismo no MMA e, consequentemente, o UFC.