Topo

MMA


Flagrado em antidoping, Sonnen é suspenso por dois anos após julgamento

Do UOL, em São Paulo

23/07/2014 17h02

Além de Vitor Belfort, liberado para encarar Chris Weidman no UFC 181, quem também foi julgado nesta quarta-feira pela Comissão Atlética do Estado de Nevada (NSAC) foi Chael Sonnen, que assumiu a responsabilidade pelo doping após ter sido flagrado em duas oportunidades com substâncias ilegais em seu organismo. E o polêmico norte-americano, que atualmente está aposentado, recebeu a pena de dois anos de suspensão.

Chael Sonnen terá ainda de pagar por seus testes e ajudar a NSAC a educar outros atletas.

Logo no início do julgamento, a Comissão deixou claro que todas as cinco drogas que Sonnen fez uso para trapacear são proibidas desde sempre. “Eu sou culpado e me sinto envergonhado”, admitiu Sonnen durante seu pronunciamento. Isso, porém, não evitou sua condenação. “Ele estava tentando trapacear e burlar o sistema”, disse Anthony Marnell, membro da Comissão, no final do julgamento.

A NSAC deixou claro que pretende usar a punição de Sonnen como exemplo para educar outros lutadores e tornar o esporte cada vez mais ‘limpo’.

As amostras de sangue e urina do polêmico lutador foram tiradas no dia 5 de junho, na cidade de Portland, quando restavam 30 dias para o UFC 175, no qual o norte-americano enfrentaria o brasileiro Wanderlei Silva em Las Vegas.

A eritropoietina normalmente é utilizada para aprimorar o carregamento de oxigênio pelas células vermelhas aos músculos do corpo, aumentando a resistência e a estamina do usuário. Já o anastrozole, uma droga receitada para tratamento de câncer de mama, pode servir para diminuir o excesso de estrogênio e retenção de água do organismo.

A terceira substância proibida foi a gonadotrofina coriônica humana, que possibilita o reinício da produção de testosterona nos homens, enquanto o hormônio do crescimento estimula a reprodução de tecidos do organismo.

No dia 10 de junho, Sonnen já havia sido flagrado em exame surpresa realizado pela NAC. Na ocasião, afirmou que o uso de tais substâncias fazia parte de um processo pessoal para aumentar a sua fertilidade, uma vez que está tentando engravidar sua mulher, portanto abandonaria o profissionalismo no MMA e, consequentemente, o UFC.