Topo

MMA


Ronda já quebrou mão da mãe treinando e enfrentou bulimia na adolescência

Do UOL, em São Paulo

25/07/2014 06h00

Ronda Rousey foi eleita neste mês a atleta feminina do ano pela revista norte-americana ESPN, uma das maiores conquistas que o MMA já teve concorrendo com outras modalidades. O feito inspirou a revista New Yorker a traçar um longo perfil da norte-americana, revelando algumas curiosidades de sua carreira, como o fato de ela já ter machucado a própria mãe treinando e seus problemas com peso na adolescência.

Diferentemente do MMA, o judô exige mais tempo com o lutador no peso de sua categoria. Por isso, quando lutava com 63 quilos – dois a mais que sua divisão no UFC, em que é campeã -, Ronda sofria para se manter.

Uma mistura da necessidade do esporte com as neuras da adolescência fez com que ela enfrentasse a bulimia, um transtorno alimentar por qual muitos jovens passam em nome da aparência. O resultado foi ela subir de peso, lutando com 70 kg, peso em que foi medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim.

“Quando as pessoas dizem que sou arrogante, isso me espanta, porque briguei muito para desenvolver a autoconfiança que tenho agora”, disse ela, que inclusive fez questão de posar para a revista Maxim, num ensaio sensual, com alguns quilinhos acima do que se apresenta no UFC, para não fazer propaganda de um corpo que ela própria não considera saudável.

Parte da vida dura vinha da própria mãe, também judoca. Quando largou a natação e passou a treinar judô aos 11 anos, a mãe é quem liderou sua preparação. E ela era tão casca-grossa, que acordava a filha com chaves de braço. “Sempre alerta”, era a lição.

Certa vez, conta a revista, Ronda acabou quebrando o pulso da mãe, que escondeu por anos o problema. Foi só quando a lutadora perguntou porque elas não treinavam mais juntas, na hora da ação, que ficou sabendo da lesão.

AnnMaria De Mars, mãe de Ronda, nunca foi chegada no MMA, principalmente quando a filha deixou o judô após a Olimpíada de Pequim para mudar de esporte. Como Ronda se adaptou no prazo de um ano imposto pela matriarca, conseguiu a aprovação e De Mars está sempre presente dando suporte à filha campeã.