Topo

MMA


Do vício a bombeira e de mãe a lutadora, revelação tardia estreia no UFC

Do UOL, em São Paulo

13/08/2014 12h00

Se você perguntasse há cinco anos onde Lauren Murphy estaria em 2014, certamente ela não diria: no octógono do UFC. A norte-americana de 31 anos faz sua estreia neste sábado, depois de ter passado por maus bocados até se encontrar como lutadora. Viciada e com problemas financeiros, foi por meio de um trabalho como bombeira e de seu filho que ela deixou o fundo do poço.

“Eu estava jogando minha vida pela privada. Eu bebia muito e estava envolvida em problemas com drogas. E quando você está assim, você não treina, isso estava me arruinando atleticamente, e também espiritualmente e mentalmente”, contou a lutadora nascida no Alaska ao USA Today.

Pouco antes, ela sequer sonhava ser lutadora. Foi em 2009 que ela levou seu filho para algumas aulas de jiu-jítsu, gostou do que viu, ficou e acabou fazendo disso uma carreira, estreando como lutadora três meses depois de começar.

Ainda que as artes marciais indicam um caminho livre de drogas e vícios, não foi bem assim para ela no começo. Depois de quatro vitórias no Alasca, sua carreira empacou. Afundada nos vícios e sem dinheiro, ela viu uma solução arriscada, mas com boa remuneração. Virou bombeira. E não qualquer uma, já que sua função passou a ser combate o fogo em áreas de risco, como florestas.

“Nos cinco meses seguintes eu entrei no meio da mata apagando incêndios país afora. Fiz muito dinheiro e, quando acabou a temporada, pude saldar boa parte das minhas dívidas.

Hoje marido dela, Joe Murphy conta que para quem via de fora, tudo parecia sempre normal com ela. “Ela dava a impressão de ser uma dona de casa fazendo jiu-jítsu, muito feliz e sem preocupações. Mas eu via o que estava rolando e queria ajudar. Ela fez uma festa de aniversário aos 27 anos que virou problema, passou a noite na cadeia e foi bem assustador. Foi aí que percebi que ela precisava de mim.

Como bombeira, Lauren conseguiu reajustar prioridades e retomar a disciplina. Sem álcool e drogas no meio do mato, e com coisas muitos mais perigosas para se preocupar e muito mais duras que seus treinos, ela se reinventou.

Em 2012 a lutadora voltou a priorizar sua carreira como lutadora. Em 2013, lutou quatro vezes e ganhou todas, incluindo a conquista do cinturão peso galo do evento só para mulheres Invicta FC. Foi o título que a levou ao UFC.

Agora, a missão é complicada. Ela estreia de cara contra Sara McMann, medalhista olímpica no wrestling (luta olímpica) que já desafiou Ronda Rousey pelo cinturão e perdeu por nocaute.

Apesar do currículo superior da favorita McMann, Lauren Murphy diz que já ficou frente a frente com coisas bem piores. “Quando eu estou limpa e sóbria, tenho uma grande vida. Estou no UFC e esta fase da minha vida é a em que vou com tudo. A luta contra Sara é perfeita para isso.”