Topo

MMA


Sonnen admite que sempre se dopou e expõe prática combatida no MMA

Do UOL, em São Paulo

14/08/2014 08h47

Chael Sonnen pode ser o falastrão que fala bobagens desmedidas em boa parte do tempo, mas, quando ele resolve ser franco, ele não se esconde atrás de seu personagem. Depois de silenciar sobre o caso de doping que o aposentou – e ainda lhe rendeu uma suspensão de dois anos -, ele admitiu a um programa de rádio que sempre se dopou de propósito, mas que desta fez foi pego em um teste surpresa. Em suas palavras: “sou um homem crescido, sabia o que estava fazendo’. Mais que isso, ele mostra que a prática é comum no MMA.

O ex-desafiante aos cinturões dos médios e meio-pesados do UFC abriu o jogo em uma entrevista ao “Talk is Jericho”, podcast do astro da luta livre Chris Jerico. Ele explicou o que houve antes do UFC 175, quando enfrentaria Vitor Belfort.

“Eu não achei que seria testado por mais 44 dias. Eu tentei bater o sistema”, disse Sonnen, que explicou: “Eu fui pego de surpresa por um teste que foi feito 44 dias antes de uma luta. Geralmente, no nosso negócio, somos testados na noite da luta. Então, o que quer que você esteja ou não fazendo, tem de aparecer limpo na noite da luta.”

O lutador admite que o que estava fazendo era trapacear as regras, e que o que tomava o fazia se sentir melhor para treinar e lutar.

“Eu sou um homem crescido. Eu sabia o que estava fazendo, eu achava que podia pegar meu pedaço de bolo e comer também. Eu posso tomar isso, posso me sentir ótimo, me faz me sentir bem e esse é o problema que tive. Eles falam desses ‘melhoradores de performance’. Eu digo: ‘caras, por que mais eu tomaria?’. Eu vou ao médico e peço para ele ‘doutor, me dá algo para eu me sentir pior?’.”

O que o lutador diz expõe uma prática muito debatida e criticada no meio do MMA - e atualmente em início de combate pelas comissões atléticas. A acusação é de que lutadores usam substâncias ilícitas em ciclos, isto é, em momentos em que não sabem que serão testados, para estarem com o corpo limpo no momento dos testes antidoping. O problema para os trapaceiros é que houve um aumento nos exames surpresa, que quebram este ciclo.

Em entrevista ao UOL Esporte no começo de agosto, Andy Foster, diretor executivo da Comissão Atlética do Estado da Califórnia (mais importante entidade dos EUA junto à de Nevada, que regulamenta os combates de Las Vegas), explicou que mudanças colocadas em prática nos últimos meses aumentaram o número de testes positivos para substâncias que melhoram a performance, como esteroides. A mudança fundamental foi a que pegou Sonnen: a imprevisibilidade, o fato de o lutador não saber quando pode ser abordado, em casa, na academia ou até viajando.

"Este esporte está crescendo no combate ao doping. Os dias em que uma prescrição médica liberava testosterona (TRT) acabaram. Os testes dentro e agora fora de competição são importantes medidas. E, enquanto indivíduos vão testar a sorte e trapacear, nossa meta é se aproximar o número (de trapaças) tão perto do zero quanto for possível", afirmou ele.

Além de Sonnen, Vitor Belfort foi pego em teste surpresa com nível anormal de testosterona, mas não foi punido por conta da proibição do TRT. Já Wanderlei Silva fugiu de um fiscal que apareceu em sua academia sem avisar, em maio. Ali Baugatinov foi pego em teste surpresa duas semanas antes da luta contra Demetrious Johnson, e suspenso por um ano.

Chael Sonnen diz que o que tomou nem sempre foram esteroides e que as substâncias não são ilegais (criminalmente), por serem prescritas por médicos. Mas admite que sabe que estava burlando as regras do MMA.

Questionado sobre que conselho daria a quem passa pelo que passou, ele concluiu: “As coisas mudam muito rapidamente. As pessoas te perdoam quando você é honesto. Se eu pudesse dar qualquer conselho a quem calçou os mesmo sapatos que eu, seria: diga a verdade. Fique tão limpo quanto puder e o mais rápido que puder. As pessoas vão decidir (seu futuro).”