Topo

MMA


Como um ex-campeão parou no 'limbo' do UFC. E o que ele fará para sair dele

Benson Henderson comemora após finalizar Rustam Khabilov  - Joe Camporeale/USA TODAY Sport
Benson Henderson comemora após finalizar Rustam Khabilov Imagem: Joe Camporeale/USA TODAY Sport

Maurício Dehò

Do UOL, em São Paulo

21/08/2014 12h22

Benson Henderson teve um reinado de quatro lutas e pouco mais de um ano no topo dos leves do UFC. Apesar de perder o cinturão em 2013, ainda se mantém entre os nomes mais perigosos da categoria, só que está longe de ter uma nova chance de ser campeão. Ele está, pode-se dizer, em um “limbo” da organização, uma posição desconfortável em que mesmo dando show ele pode ser deixado de escanteio por um longo tempo. Em entrevista ao UOL Esporte, ele falou como é lutar, vencer e ainda ser mantido longe da sua meta.

Henderson enfrenta neste sábado o brasileiro Rafael dos Anjos, mas tem pouco a vencer com este duelo. São dois fatores que criaram esse limbo em que o norte-americano se encontra: o primeiro é o fato de ele ter perdido o cinturão para Anthony Pettis e este ter sido seu segundo revés contra ele. Isto é, o UFC não vê nenhuma chance de dar uma terceira chance a ele contra Pettis. O segundo é o fato de o título estar parado, aguardando a realização do reality show The Ultimate Fighter que terá Pettis contra Gilbert Melendez.

Enquanto a fila pelo cinturão não anda, Henderson vai vencendo seus combates. Alguns melhores, outros piores. Bateu Josh Thomson em decisão dividida por pontos, com muita polêmica, e finalizou Rustam Khabilov. O problema é que ele não tem rivais à sua altura. Número 1 do ranking, ele agora pega Rafael, 5º, como amplo favorito.

Henderson poderia estar detonando o UFC, mas prefere fazer aquele tipo “funcionário exemplar”. “Eu acho que tudo é perspectiva. Você pode olhar pelo lado de a luta não valer o cinturão. Mas se eu ver que estou me mantendo ocupado, vencendo, fazendo boas lutas, é outra perspectiva. Se você quer chegar lá, tem que bater todos os caras da categoria. E vou fazer isso com ou sem cinturão.”

Apesar de ser um cenário difícil, Henderson acredita até que pode convencer os patrões a ter mais uma luta contra Pettis. Mas precisa dar show, que tem sido seu fraco. São oito vitórias por pontos nas últimas nove vezes que triunfou.

“Eu acho que vou pegar o cinturão, eu vou pegar ele de volta”, promete o lutador. “Se ele ficar com Pettis, vou lá e vou pegar. Se tiver de enfrentar Gilbert Melendez, a quem já venci, vou derrotá-lo de novo.”

Sobre o combate com Rafael dos Anjos, Henderson tem atenção principalmente com o muay thai do brasileiro, que vem de vitória por nocaute contra Jason High.

“Estou excitado para esta luta. Rafael é um cara duro e perigoso. Ele vem melhorando nos últimos anos, já treinou com Rafael Cordeiro e seu muay thai é muito, muito forte”, analisou ele.