Topo

MMA


Juiz vai tão mal em UFC que Dana White o manda embora antes do fim

Do UOL, em São Paulo

23/08/2014 19h05

O juiz Howard Hughes foi tão mal no início do UFC Fight Night Bisping vs. Le, realizado neste sábado (23), que o presidente da organização Dana White decidiu retirá-lo antes do fim do evento. “Ele estava envolvido na primeira e na segunda lutas. Eu disse para deixarem ele pegar uma cerveja e umas pipocas, e começar a assistir às lutas, não julgá-las”, explicou White em coletiva.

Hughes estava entre os juízes de dois combates que terminaram com decisões divididas: as vitórias de Milana Dudieva sobre Elizabeth Phillips, e de Royston Wee sobre Zhuikui Yao. White não o identificou pelo nome, mas ele foi o único envolvido nas notas dos dois primeiros confrontos. Além disso, o site MMA Junkie confirmou com integrantes do UFC que Hughes foi mesmo o juiz que saiu mais cedo.

Hughes marcou 29-28 para Royston Wee, mas Dana White não concordou com essa decisão e inclusive decidiu dar o bônus da vitória para Zhuikui Yao. Na primeira luta, o juiz deu a vitória para Milana Dudieva – o presidente do UFC até concordou com esse resultado, mas apontou que muitos jornalistas e fãs discordaram. “No fim do dia, quem liga para o que eu acho. Os juízes que escolhem o vencedor, e isso é o que importa”, afirmou.

Por isso, apesar de concordar com Hughes na primeira luta, as duas decisões divididas e polêmicas foram suficientes para White optar por tirar Hughes do evento. Normalmente, são as comissões atléticas de MMA do Estado ou do país que sedia o evento que escalam os juízes. Porém, como a cidade de Macau não possuía uma comissão, esse papel coube ao UFC e por isso o presidente da organização teve o poder de retirar um juiz.

Hughes havia sido escalado para dar notas na luta principal da noite, que terminou com Michael Bisping nocauteando Cung Le: seu nome até chegou a ser anunciado antes do combate porque a produção do evento não havia sido informada sobre a mudança. Ele foi substituído por Gareth Harriman.