Topo

MMA


Tigre não é a única polêmica de Rockhold. Conheça o galã que odeia Belfort

Maurício Dehò

Do UOL, em São Paulo

28/08/2014 15h00

Quem viu a foto de Luke Rockhold segurando os testículos de um tigre que está bombando na internet deve estar pensando: como raios alguém tem a ideia de fazer algo assim e porque realmente o fez? Bom, o peso médio do UFC não é uma das figuras mais tranquilas da organização, apesar da pinta de galã que atrai o público feminino. Suas maiores polêmicas envolvem um nome bem brasileiro: Vitor Belfort.

A imagem do norte-americano com o felino repercutiu bem mal para o seu lado. Ele é usuário frequente das redes sociais – a foto foi postada no Instagram – e este é o ambiente de boa parte de suas provocações, além também das entrevistas em que aproveita para alfinetar seus rivais.

Vindo do Strikeforce, onde foi campeão dos médios, Rockhold chegou ao Ultimate em  2013 e de cara enfrentou Vitor Belfort. Era o auge das críticas ao brasileiro em relação ao TRT (tratamento de reposição de testosterona), e o norte-americano aproveitou para ir com tudo para cima do rival, tentando desestabilizá-lo. A tática não só falhou, como ele perdeu em dois minutos, levando um chute rodado.

O problema é que, mesmo perdendo de forma arrasadora, Rockhold nunca deixou Belfort em paz e até hoje volta e meia aparece com uma nova crítica, querendo uma revanche.

“Eu acho que é uma m..., eu não vou mentir. Vitor não deveria ter sido liberado para o TRT – ele foi um usuário de esteroides no passado e seu corpo passou por uma transformação nunca vista. Eu vi caras usando TRT e eles não parecem com Vitor. Sua transformação desde quando lutou com Anderson para agora... parece outro ser humano! Não parece natural, não é correto”, disse ele, ao Bleacher Report, ainda em 2013, numa das inúmeras críticas que já fez ao brasileiro, sempre chamado por ele de trapaceiro.

Para fechar os pontos de convergência – e divergência – da dupla, uma das coisas bizarras envolvendo a luta deles é uma teoria da conspiração. Fãs mais neuróticos juram que é possível ver Rockhold acenar com a cabeça e fazer um sinal de positivo para Belfort soltar seu chute rodado e conseguir o nocaute.

Rockhold x Bisping

O atual alvo do ex-campeão do Strikeforce é outro, já que Belfort está ocupado treinando para enfrentar Chris Weidman pelo cinturão. Rockhold quer encarar outro falastrão provocador: Michael Bisping. O inglês amassou Cung Le no último sábado, em Macau, e venceu por nocaute no quarto assalto, deixando o rival desfigurado.

Rockhold já chamou Bisping de idiota e os dois trocam farpas no Twitter há meses. “Não estou impressionado com ele. Ele é o cara menos constante que já vi na minha vida. Você viu os chutes que ele deu?”, zoou o norte-americano.

E eles se encontraram no hotel em Macau, onde Rockhold também estava. “Ironicamente, fui para o café da manhã e ele estava bem no meu caminho. Seu pai e seu amigo vieram me provocar e ele me deu uns olhares estranhos. Eu fiz uma aposta com ele: se eu vencer no primeiro round fico com a sua grana da bolsa da luta. Se não, você fica com a minha. Eu o confrontei e ele não quis. Tudo o que ele tinha de fazer era correr por um round e ganhar US$ 100 mil a mais, mas ele não quis”, disse Rockhold, sobre o suposto encontro.

Apesar desta rixa, o mais provável no momento é que Lyoto Machida seja o próximo rival de Luke Rockhold.

Além desta passagem pelo UFC, os maiores momentos de Rockhold como lutador foram no Strikeforce, onde ele conquistou o cinturão ao bater o então campeão Ronaldo Souza, o Jacaré. Ele venceu o brasileiro por pontos em 2011 e defendeu o título mais duas vezes antes de a organização acabar e ele migrar para o Ultimate, com status de estrela.