Topo

MMA


UFC muda o jogo, assume o comando do antidoping e fará testes surpresa

Do UOL, em São Paulo

28/08/2014 10h02

A polêmica do doping no MMA sempre existiu, mas chegou ao ápice em 2014, com casos como o de Chael Sonnen, o banimento do TRT e o aumento dos casos flagrados, por conta de um aumento do número de testes surpresa. Mais uma mudança no jogo será levada pelo UFC. A entidade vai assumir para si a responsabilidade de examinar os lutadores, de forma independente.

Até hoje, o UFC sempre dependeu das Comissões Atléticas dos estados e países que regulamentam o MMA em cada local que é realizado um evento. Por exemplo, a Comissão Atlética de Nevada é quem faz os testes nos lutadores que vão competir em Las Vegas. Agora, de acordo com Marc Ratner, vice-presidente para assuntos regulatórios do Ultimate, será o UFC que arcará, executará e punirá seus atletas.

A meta é que a organização teste seus lutadores o ano todo, colhendo amostras de sangue e urina dos seus mais de 500 lutadores, onde quer que estejam e qualquer que seja a data.

“Estamos nos encontrando com quatro ou cinco laboratórios diferentes e agora teremos testes fora de competição. Não temos certeza de quando começa, mas estamos trabalhando nisso”, disse Ratner à ESPN.

O UFC sempre fez testes pré e pós luta, mas não no período de treinamentos. É nesta fase que se atletas poderiam fazer uso de substâncias ilícitas, melhorando a forma durante a preparação para seus combates, mas suspendendo o uso a tempo de ter um teste limpo no momento do combate.

“Testes de sangue e urina surpresa vão começar a ocorrer em três ou quatro meses. Quando se fala em mais de 500 lutadores, há muita logística a se organizar. Ter lutadores em outros países faz as coisas mais difíceis, mas vamos entrar com um plano e as companhias com quem falamos vão nos retornar nas próximas duas semanas”, completou o dirigente.

A implementação deste programa contra o doping seria um grande passo em relação a um MMA mais limpo, pouco depois de o UFC compactuar com o uso do TRT (terapia de reposição de testosterona), que para muitos era um método obscuro e que permitia a atletas que se dopavam no passado se manter competindo, mesmo após já terem prejudicado seus organismos.

“O UFC vai testar uma porcentagem de seus lutadores aleatoriamente. Será um grande custo, mas vale o esforço”, concluiu o dirigente.