Topo

MMA


Anderson Silva volta atrás e agora diz querer ser campeão do UFC de novo

Do UOL, em São Paulo

26/09/2014 17h45

No início do mês, Anderson Silva deu uma polêmica entrevista ao Fantástico, da Rede Globo. Na conversa, o lutador disse que superou a busca por um cinturão e se comparou a Ayrton Senna e Pelé. Menos de 20 dias depois, em uma nova conversa com jornalistas, o ex-campeão dos médios do UFC disse que quer ter uma nova chance de chegar ao topo do MMA.

“O meu projeto no UFC é um só. Enquanto eu não pegar meu cinturão de volta, eu não paro. Quero pelo menos tentar”, disse Anderson Silva ao site da revista Veja, demonstrando uma determinação surpreendente se comparada à postura do começo de setembro.

“Já passei por aquela coisa de ser campeão, de ter cinturão. Ayrton Senna só vai ter um, Pelé só vai ter um e Anderson Silva só vai ter um. Quem viu, viu. Quem não viu, não verá mais. Não tenho mais paciência para isso. A cada dia que passa me sinto mais perto de aposentar”, disse Anderson Silva ao Fantástico, na ocasião.

O futuro de Anderson Silva no MMA é um mistério, já que o lutador ainda não voltou ao octógono depois da grave lesão da sua última luta. No fim do ano passado, quando disputava a revanche contra Chris Weidman, pelo cinturão dos médios, ele tentou dar um chute no americano e fraturou a tíbia e a fíbula da perna esquerda, em uma imagem que chocou o mundo das lutas.

Anderson Silva voltará a lutar contra Nick Diaz no começo do ano que vem, mais precisamente em 31 de janeiro. A disputa será a luta principal do UFC 183, marcado para Las Vegas, e será cercada de expectativa por conta do estado físico do brasileiro, que lutará com uma haste intramedular implantada em sua perna esquerda.

A empolgação do Spider com um possível cinturão pode ter a ver com a situação dos médios no UFC. Atual campeão, Chris Weidman tinha luta marcada contra o brasileiro Victor Belfort para 6 de dezembro. Uma lesão na mão esquerda do americano, porém, adiou o confronto para o começo de 2015.

Além de Belfort, o também brasileiro Ronaldo Jacaré é apontado como um possível desafiante a Weidman no futuro. Um reedição do confronto com Anderson Silva dependeria as condições do Spider no retorno ao octógono.