Topo

MMA


Sabe o que é uma pedalada? Pupilo de Werdum aplica nocaute raro no TUF

Do UOL, em São Paulo

26/09/2014 10h04

O The Ultimate Fighter, reality show que caça talentos para UFC, estreou com uma edição latino-americana no último mês de agosto e, no quinto episódio do programa, pintou o primeiro nocaute avassalador. Marlon "Chito" Vera foi o autor de uma pedalada que destruiu seu rival e garantiu sua vaga entre os quatro melhores da disputa.

A pedalada é um golpe dado quando o lutador está com as costas no chão e chuta o adversário que está em pé. Neste caso, Vera conseguiu conectar seu calcanhar direto no rosto do mexicano Enrique Briones, que já caiu nocauteado.

O TUF Latinoamerica é realizado no México e tem o norte-americano Cain Velásquez, campeão dos pesos pesados, e o brasileiro Fabrício Werdum como técnicos. Eles se enfrentam depois do programa, valendo o cinturão.

Chito Vera está no time de Werdum e foi a primeira vitória do brasileiro como técnico. Ele vinha sendo “goleado”, com derrotas de seus lutadores nas quatro primeiras lutas.

Nocautes com pedalada são raros, mas já ocorreram em grandes eventos. O mais famoso foi o de Gegard Mousasi sobre Ronaldo Jacaré, no Pride. Jon Fitch começou seu nocaute contra Thiago Alves em 2006 desta forma. A regra usada no UFC considera que um lutador não pode levar pedalada se estiver ajoelhado, apenas quando está em pé.