Topo

MMA


Você se lembra daquela foto do Cung Le bombadão? Era doping

Do UOL, em São Paulo

01/10/2014 06h35

Uma foto do vietnamita Cung Le rodou o mundo e fez sucesso nas redes sociais, mostrando o lutador de 42 anos bombado e cheio de veias saltadas. Já naquele momento, as acusações de doping deram o tom dos comentários. E agora o UFC confirmou: Cung Le foi pego com substâncias ilícitas em um exame antidoping e está suspenso.

Após a imagem circular, o veterano lutador enfrentou Michael Bisping em Macau, em agosto, e foi derrotado por nocaute. Nesta terça-feira (30), o Ultimate divulgou a notícia do doping.

“O peso médio do UFC Cung Le testou positivo com um excesso no nível de hormônio de crescimento em seu organismo, após a sua luta no UFC Fight Night Macau, na China, em 23 de agosto. Devido ao teste com resultado positivo, Le foi suspenso pelo UFC e notificado pela violação do código de conduta dos lutadores do UFC”, disse o comunicado da organização.

A nota ainda informa que a pena é de nove meses e que ele só será liberado para voltar a lutar se passar por um novo teste antidoping.

Como o evento é fora dos Estados Unidos, em um local sem Comissão Atlética, em Macau foi o próprio UFC quem comandou os testes antidoping e divulgou seus resultados.

A foto deu muita polêmica na época em que foi divulgada. Michael Bisping chegou a acusar o rival. “Eu vi a foto, meu filho me mandou e disse: ‘Pai, você tem certeza de que ele está fora do TRT (terapia de reposição de testosterona?’. Eu dei risada. É engraçado como sua genética parece ter dado as caras aos 42 anos. Tenho certeza que ele treinou a vida toda e nunca ficou assim, nem em seus 20 ou 30 anos. Mas talvez ele só se aplicou. Espero que seja isso”, disse o inglês, antes de nocautear Le.

O vietnamita também falou sobre o tema. “É uma foto real. Eu apenas desci da balança depois de um treino duro. Perdi três quilos e foi um momento apenas: ‘nossa, como estou leve’. Eu fiz a pose e alguém pegou a iluminação perfeita. Se eu parecesse assim sempre, ficaria feliz, mas não é assim. Foi só por causa do momento”, alegou ele.

Cung Le é ator de filmes de ação e combina esta carreira com a de ator. Ele fez fama no Strikeforce antes de entrar no UFC e, nesta organização, já fez quatro combates: perdeu para Wanderlei Silva, venceu Patrick Cote, nocauteou Rich Franklin e perdeu para Bisping. Agora, são 9 vitórias e três derrotas na sua curta carreira no MMA, que com este escândalo e sua idade avançada pode acabar mais cedo que o esperado.

Cung Le - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Cung Le gerou polêmica com a foto bombadão, e o UFC acabou pegando o lutador no antidoping
Imagem: Reprodução/Instagram