Topo

MMA


"Dizem que depressão é para boiolas, mas fiquei em depressão", diz Anderson

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

14/10/2014 15h42

A fratura na perna sofrida em dezembro de 2013 foi um desafio em diversos aspectos para Anderson Silva. A dúvida entre retomar ou encerrar a carreira sempre acompanhou o lutador. Nesta terça-feira (14), o ex-campeão dos médios do UFC revelou ter entrado em depressão e falou sobre os apelos da família para desistir de lutar.

"Foram os piores meses da minha vida. Quando caiu a ficha, achei que a carreira tinha acabado. Passaram milhares de coisas pela cabeça. Algumas pessoas dizem que depressão é coisa de boiola, mas fiquei em depressão, fiquei mal... Acho que não voltaria se não tivesse o apoio das pessoas. Isso me fez ter forças para continuar e voltar", afirmou.

O Spider entra novamente no octógono em 31 de janeiro de 2015. Na ocasião, vai encarar o norte-americano Nick Diaz, no UFC 182, em Las Vegas (EUA). E o combate vai acontecer em meio aos protestos da família.

"Isso não está muito legal [risos]. A manifestação continua, estão pedindo: "Para! Para! Para!". Mas eles entendem que é algo que amo fazer. Volto, pois considero que deixei algo escapar durante a trajetória nas últimas lutas. Estou em busca disso de novo e absolutamente concentrado", comentou.

Por fim, Anderson Silva explicou o motivo principal que o fez voltar a lutar depois de uma grave fratura e da permanência por quase uma década como campeão dos médios do UFC.

"O que me estimula é o desejo que sempre tive de lutar. Depois da lesão, aprendi a dar valor para coisas que tinha abandonado. Deixei para trás. Isso me mudou bastante. Estou mais maduro, zen... Estou feliz de fazer isso de novo, pois achava que não voltaria. Estou treinando muito mais e bastante empolgado", encerrou.

A última luta de Anderson Silva foi em dezembro de 2013, quando ele foi derrotado por Chris Weidman em uma revanche e sofreu grave fratura na perna. O americano já havia batido o então campeão dos médios, em julho do mesmo ano. Após a lesão, o brasileiro foi operado e precisou colocar uma haste de metal local para a correção da fratura. O retorno aos treinos aconteceu no primeiro semestre de 2014.