Topo

MMA


UFC revê testes e revoga suspensão de Cung Le por doping

Do UOL, em São Paulo

22/10/2014 07h18

Em uma atitude inédita, o UFC revogou a suspensão aplicada a Cung Le, depois de a organização divulgar um exame antidoping com resultado positivo por parte do vietnamita. De acordo com o evento, novos procedimentos apontaram para resultados inconclusivos e sua suspensão do MMA por um ano foi cancelada.

Cung Le perdeu para Michael Bisping por nocaute e, 23 de agosto, em Macau. Pouco depois, o Ultimate anunciou que o lutador e ator havia sido flagrado com excesso de hormônio de crescimento, de acordo com um exame antidoping feito na semana do combate. Mais curioso que isso, foi Le ser pego depois de causar muita polêmica com uma foto em que aparecia todo “bombado”.

Cung Le tem 42 anos e pode voltar a lutar quando quiser, já que foi liberado de todas as acusações. No entanto, ele ainda não sabe qual será seu futuro, segundo indicou o empresário Gary Ibarra ao MMAJunkie, e pode se aposentar. “Ele ainda não se decidiu. Temos de sentar e ver o estrago feito, para determinar como reparar um estrago feito em uma reputação de 20 anos, que foi destruída do dia para a noite.”

Como não há comissão atlética que regulamenta MMA em Macau, o próprio UFC é quem cuida dos testes antidoping. Desta vez, com a negativa de Le em ter tomado substâncias ilícitas, suas amostras foram reavaliadas.

“Depois do anúncio da suspensão de Le, o UFC buscou conselhos médicos sobre o nível elevado de HGH (hormônio de crescimento) apresentado por ele. De acordo com o conselho médico, o UFC determinou que o nível elevado de HGH não prova que ele tomou substâncias ilíticas na luta. Baseado na falta de provas laboratoriais conclusivas , o UFC considerou apropriado revogar a suspensão”, explicou a organização, em comunicado.

Cung Le - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Cung Le gerou polêmica com a foto bombadão, e o UFC acabou pegando o lutador no antidoping
Imagem: Reprodução/Instagram