Topo

MMA


Papagaio, caminhão e porrada. As provocações de Aldo para apimentar duelo

José Ricardo Leite

Do UOL, no Rio de Janeiro

23/10/2014 15h16

Atual campeão dos penas do UFC, o amazonense José Aldo nunca foi daquele tipo provocador. Pouco se viu palavras afiadas para o famoso “trash talk” antes de seus 25 duelos no MMA, sendo 24 vitórias. Mas a revanche contra Chad Mendes, no sábado, no Maracanãzinho, tem rendido comportamento contrário.

Em agosto desse ano, durante uma encarada no estádio do Maracanã, os dois se pegaram e tiveram que ser separados. Já nos treinos abertos desta quinta-feira, também no tradicional estádio, o brasileiro foi até mais incisivo das palavras do que o americano, que quase nada falou para apimentar o duelo.

Mas Aldo não esqueceu provocações do passado, como a rixa das a academias americana Alpha, de Mendes, e da Nova União, do brasileiro. “Chegou a hora e vamos dar a resposta para eles lá dentro do octógono. Eu não sou um cara de falar muito não, sou mais de ir lá e fazer.  Vou mostrar lá dentro que sou capaz de fazer”, declarou.

Seja real vontade exacerbada ou apenas promoção do duelo, entre as palavras usadas nesta quinta por Aldo teve papagaio, caminhão e até o tradicional “porrada”. “Eu vou pra cima que nem um caminhão desgovernado Falar até papagaio fala, mas lá dentro será só eu e ele e vamos ver quem é quem”, prosseguiu. “Lá dentro é porrada, soco, chute, vai ter de tudo.”

Ao saber que o americano disse estar muito melhor do que quando foi nocauteado no primeiro duelo, em janeiro de 2012, Aldo rebateu e disse não ver nada demais.  “Estou bem preparado e treinei três meses pra isso. Ele está com mais moral porque venceu várias lutas seguidas (após o primeiro embate), mas pelo que eu analisei das lutas e não vi uma melhora dele como diz não”, falou.

Mendes já não aderiu tanto ao clima provocador e falou mais de seu lado técnico para o embate. Só espera sua coroação com o título. “Estou melhor e muito mais preparado. Me sinto mais forte e confiante”, falou. "Está na hora de eu ser o rei (da categoria)."

Aldo e Chad Mendes disputam na madrugada do próximo domingo, no Maracanãzinho, o cinturão dos penas do UFC.  O brasileiro está há seis lutas invicto na organização desde que foi incorporado a ela como antigo campeão do WEC. Aldo é o único brasileiro campeão da principal categoria do MMA, depois que Anderson Silva, Renan Barão e Junior Cigano perderam seus cinturões.?