Topo

MMA


Aldo fica nu para chegar no peso e manda recado após encarada com Mendes

José Ricardo Leite

Do UOL, no Rio de Janeiro

24/10/2014 16h39

Depois de tensão no primeiro encontro e provocações, José Aldo e Chad Mendes fizeram uma encarada relativamente tranquila nesta sexta-feira, no Rio. Os dois se enfrentam neste sábado, no Maracanãzinho, pela disputa do cinturão dos leves do UFC.

A dupla evitou contato mais próximo e até olhares incisivos. Mendes foi recebido com vaias e o tradicional "uh, vai morrer" e falou poucas palavras.. "Muitos tentaram e não conseguiram, fiquem tranquilos que vai ficar aqui o título. Fiquem tranquilos que ficará aqui", falou.

Aldo teve que tirar o calção e ficar pelado para conseguir chegar no peso ideal de 65,8 kg. Como é comum, o lutador ganhou uma proteção com uma toalha ao subir nu na balança. O seu adversário não teve o mesmo problema e bateu 65,8 kg na primeira tentativa. O máximo permitido na categoria dos penas é de 66 kg e como o duelo se trata de disputa de cinturão, não há tolerância. 

Em agosto desse ano, durante uma encarada no estádio do Maracanã, os dois se pegaram e tiveram que ser separados. Já nos treinos abertos da quinta-feira, também no tradicional estádio, a encara foi séria, mas sem momentos mais tensos. Nas entrevistas, Aldo estava mais provocador do que o habitual.

Não esqueceu provocações do passado, como a rixa das a academias americana Alpha, de Mendes, e da Nova União, do brasileiro. “Chegou a hora e vamos dar a resposta para eles lá dentro do octógono. Eu não sou um cara de falar muito não, sou mais de ir lá e fazer.  Vou mostrar lá dentro que sou capaz de fazer”, declarou.

Seja real vontade exacerbada ou apenas promoção do duelo, entre as palavras usadas nesta quinta por Aldo teve papagaio, caminhão e até o tradicional “porrada”. “Eu vou pra cima que nem um caminhão desgovernado Falar até papagaio fala, mas lá dentro será só eu e ele e vamos ver quem é quem”, prosseguiu. “Lá dentro é porrada, soco, chute, vai ter de tudo.”

Três lutadores não conseguiram bater o peso e terão mais uma hora para tentar fazer isso. Fabrício Morango e Tony Martin, dos leves, e Scott Jorgensen, dos moscas, devem levar uma dura do chefão Dana White caso não consigam atingir seus limites.