Topo

MMA


Aldo disputa cinturão com sombra e perseguição de irlandês marrento

Conor McGregor é vaiado pelo público ao dizer que arrancará a cabeça de José Aldo - José Ricardo Leite/UOL
Conor McGregor é vaiado pelo público ao dizer que arrancará a cabeça de José Aldo Imagem: José Ricardo Leite/UOL

José Ricardo Leite

Do UOL, no Rio de Janeiro

25/10/2014 12h00

“Aquele brasileiro. Eu quero enfrentá-lo. Pode ser em qualquer lugar, em um estádio de futebol no Brasil. Mas quero enfrentá-lo”. A frase foi proferida no dia 28 de setembro por um irlandês falastrão e provocador. E o “brasileiro” em questão é José Aldo, campeão dos penas do UFC. Pedido feito e praticamente atendido. Antes mesmo de ver o que quer, Conor McGregor já começou a ser uma indigesta sombra.

O barbudo tatuado que vem apavorando na categoria e tem 11 vitórias seguidas (quase todas arrasadoras) no MMA foi convidado pela entidade para vir ao UFC 179 acompanhar a disputa de cinturão entre Aldo e Chad Mendes, neste sábado, no Maracanãzinho, no Rio. Participou de eventos oficiais e foi o assunto entre Chad e Aldo. É quase impossível não ser anunciado como futuro desafiante ao título se bater o alemão Dennis Siver, em janeiro.

O irlandês virou uma aposta da entidade para se tornar um dos mais polêmicos e carismáticos personagens da entidade, que vive em baixa com esse tipo de lutador depois das aposentadorias de Chael Sonnen e Wanderlei Silva e da longa ausência de Anderson Silva. McGregor tem o dom da retórica, prova o tempo todo, chama atenção pelo visual diferente, e luta como um trocador que dá show e até debocha dos adversários.


Na sexta-feira, foi a evento promocional com fãs de terno refinado, óculos escuros e tênis. Travou uma verdadeira guerra verbal com os torcedores brasileiros presentes no Maracanãzinho. Ouviu diferentes xingamentos e sobrou até para seu cabelo e sua família. Os apresentadores tiveram que pedir até calma para a plateia.

Conor apenas dava risada, se movimentava e respondia em tom de deboche. “As mulheres do Brasil gostam do meu cabelo”, falou em uma delas. “José Aldo é fraco. Vou arrancar a cabeça dele. O cinturão já é meu”, cravou.

Roubou a atenção até de quem realmente disputa o cinturão neste sábado. Tanto Aldo como Mendes tiveram que ver a “sombra” do rival e tiveram que responder perguntas sobre ele nas entrevistas. “Penso sempre em cada luta. Não tem como eu poder falar disso agora. Agora estou focado em vencer a luta de sábado e é só isso”, se esquivou o brasileiro.

Já Mendes foi um pouco mais enfático. “Tomara que ele continue aí falando e falando e nos ajudando a encher o bolso de dinheiro”, rebateu o americano, debochando da auto-promoção do irlandês.

Fato é que seu carisma é reconhecido até pelo estafe técnico de Aldo. Dedé Pederneiras, seu treinador, só não quis opinar se tecnicamente o irlandês vale tudo o que dele se fala a rápida projeção como um fenômeno da categoria. “Se vale ou se não vale isso é algo difícil, não sei te falar. Mas que foi bom ele ter vindo, foi. No quesito promoção foi muito boa essa vinda dele para dar essa agitada toda”, admitiu.

Aldo e Chad Mendes disputam na madrugada do próximo domingo, no Maracanãzinho, o cinturão dos penas do UFC.  O brasileiro está há seis lutas invicto na organização desde que foi incorporado a ela como antigo campeão do WEC. Aldo é o único brasileiro campeão da principal categoria do MMA, depois que Anderson Silva, Renan Barão e Junior Cigano perderam seus cinturões. O card preliminar começa às 21h (horário de Brasília), eo  principal, à meia-noite.
 

UFC 179

25 de outubro de 2014, no Rio de Janeiro (RJ)

CARD PRINCIPAL

Peso-pena: José Aldo x Chad Mendes

Peso-meio-pesado: Glover Teixeira x Phil Davis

Peso-meio-pesado: Fábio Maldonado x Hans Stringer

Peso-pena: Darren Elkins x Lucas Mineiro

Peso-leve: Diego Ferreira x Beneil Dariush

CARD PRELIMINAR

Peso-meio-médio: William Patolino x Neil Magny

Peso-leve: Yan Cabral x Naoyuki Kotani

Peso-mosca: Wilson Reis x Scott Jorgensen

Peso-pena: Felipe Sertanejo x Andre Fili

Peso-leve: Gilbert Durinho x Christos Giagos

Peso-leve: Fabrício Morango x Tony Martin